Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26136
Title: Práticas integradas no trabalho com famílias, escolas e CPCJ
Authors: Duarte, Olinda Costa Gouveia 
Orientador: Amado, João da Silva
Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Keywords: Comissão de Protecção de Crianças e Jovens
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Práticas integradas no trabalho com famílias, escolas e CPCJ
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo insere-se no âmbito do Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, ministrado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, e tem como objeto de estudo as práticas integradoras no trabalho com famílias, escolas e CPCJ. Pretendeu-se, com este estudo, conhecer as interações entre estas três entidades através da perceção dos técnicos da Comissão (modalidade Restrita e Alargada), dos professores e das famílias das crianças e jovens acompanhados. Foi ainda nosso propósito, refletir acerca da importância de um maior envolvimento destas instituições e procurar indicadores de novas linhas de articulação positiva, tendo como lema o superior interesse da criança e do jovem. Para levar a cabo este trabalho de investigação optou-se por uma metodologia de natureza fenomenológico-interpretativa com recurso à entrevista semi-diretiva aos técnicos da Comissão Restrita, Comissão alargada e às famílias das crianças e jovens em acompanhamento na CPCJ. O processo de investigação permitiu conhecer algumas das limitações, estratégias e necessidades com que as três entidades se debatem, ao longo da sua ação e que o núcleo central do trabalho se deve, essencialmente, situar, de uma forma prioritária, na família. O estudo permitiu, ainda, perceber que há obstáculos a uma comunicação de maior proximidade e conhecimento entre os técnicos. É imprescindível, de acordo com os entrevistados, um reforço num trabalho formativo, não só com as famílias, mas também com os docentes e os outros técnicos que solicitam mais informação, não apenas de como realizar um trabalho em rede, mas, também, dum maior conhecimento do próprio funcionamento da CPCJ. Com este estudo, percecionou se, também, a forte relação entre as várias instâncias e a transversalidade, no tratamento das situações, como crucial para o desenvolvimento de práticas integradoras no trabalho com as crianças e jovens. A importância do diálogo, da partilha, da atenção e da corresponsabilização entre todos os intervenientes (família, escola e CPCJ) são a condição para o sucesso da intervenção no entender dos nossos entrevistados.
The present study falls under the scope of Masters in pedagogical supervision and training of trainers, taught by the college of Psychology and Science of Education of the Coimbra's University, and has the objective of studying the delivery of the practices in working with families, schools and the Child Protection Commission. It was intended with this study to know the interactions among these three entities through the realization of the technicians commission (strict and extended mode) of the teachers and the children's families and accompanied youth. Our purpose was to further reflect about the importance of a larger involvement of these institutions and search for indicators of new lines of positive link keeping in mind the upper vested interest of the child and the youth. To undertake such research we opted for a methodology interpretative phenomenological in nature that will feature an interview with semi-directive to the technicians of the core committee as well as the extended committee and the children's and young people in monitoring the Child Protection Commission.The research process helped to identify some of the limitations strategies and needs that the three entities are struggling throughout its action and that the central core of the work is mainly located in a high-priority in the family. The study also allowed to realize that there are obstacles in a closer communication and knowledge among technicians. It is indispensable according to the interviewed an increase in work formation, not only with the family but also with teachers and other technicians that require more information not only how to performing networking but also a greater knowledge of the official's of the Child Protection Commission. With this study was also found a strong relation between the various authorities and transversality in the treatment of situations crucial to the development related to the practical work with children and young ones. The importance of dialogue, sharing, attention and co-responsibility among all stakeholders (family, school and Child Protection Commission). are the condition for successful intervention in the opinion of our interviewed.
Cette étude s’inscrit dans le cadre du Master en Supervision Pédagogique et Formation de Formateurs, enseigné à la Faculté de Psychologie et des Sciences de l’Éducation de l’Université de Coimbra et il a pour objet d’étude les pratiques inclusives dans le travail avec les familles, les écoles et la CPCJ (Commission de Protection d’ Enfants et Jeunes). On a prétendu, avec cet étude connaître les interactions entre ces trois unités à travers de la perception des techniciens de la Commission (mode Restreint et Étendu), des professeurs et des familles des enfants et jeunes accompagnés. Il était encore notre propos, faire une réflexion sur l’importance d’une plus grande implication de ces institutions-ci et chercher des indicateurs pour des nouvelles lignes d’articulation positive ayant comme lemme le supérieur intérêt de l’enfant et du jeune. Pour conclure ce travaille d’investigation on a opté par une méthodologie de nature phénoménologique – interprétative en recourant à l’entrevue semi directive aux techniciens de la Commission Restreinte et Élargie et aux familles des jeunes accompagnés par le CPCJ. Le procès d’investigation a permis connaître quelques limitations stratégiques et les nécessités avec lesquelles les trois entités se débattent tout au long de son action et dont le point central du travail doit être, essentiellement, au sein de la famille. L’étude nous a permis, aussi, comprendre qu’il y a des obstacles pour une communication de plus grande proximité et connaissance entre les techniciens. C’est indispensable, d´accord avec les entrevus, un renforcement sur un travail formatif, pas seulement avec les familles, mais aussi avec les professeurs et autres techniciens qui demandent plus de renseignement, au niveau de la réalisation des travaux ensemble et aussi d’une meilleure connaissance du propre fonctionnement de la CPCJ. Avec cette étude, on a compris, aussi, la forte liaison entre les plusieurs instances et la transversalité au traitement des situations, comme essentiel pour le développement des pratiques inclusives dans le travaille avec les enfants et les jeunes. L’importance du dialogue, du partage, de l’attention et de la co-responsabilisation entre tous les intervenants (famille, école et CPCJ) sont la condition pour le succès de l’intervention, selon nos entrevus.
Description: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26136
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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