Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26128
Title: Mudança clínica em variáveis cognitivas, emocionais e comportamentais associadas ao comportamento anti-social: os efeitos do GPS25 em jovens delinquentes
Authors: Afonso, Ana Filipa Antunes Janela 
Orientador: Rijo, Daniel Maria Bugalho
Keywords: Comportamento anti-social, adolescentes; Reabilitação psicossocial
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Mudança clínica em variáveis cognitivas, emocionais e comportamentais associadas ao comportamento anti-social: os efeitos do GPS25 em jovens delinquentes
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Na aplicação de qualquer tipo de pena nos sistemas de justiça, uma das pretensões implícitas é a “correcção” dos sujeitos alvo dessa medida, na tentativa de evitar que repitam as suas condutas ilícitas ou, em termos jurídicos, a diminuição das taxas de reincidência criminal (Redondo, Sánchez-Meca, & Garrido, 2002). De modo a reduzir essas taxas de reincidência criminal e o comportamento anti-social, os programas cognitivo-comportamentais, também designados como programas psicoeducacionais, têm-se revelado uma abordagem eficaz (McGuire, 2001, 2006, 2008). A investigação aqui apresentada propôs-se a avaliar a eficácia do GPS – “Gerar Percursos Sociais” (Rijo et al., 2007) na reabilitação psicossocial de jovens adolescentes. O GPS é um programa multimodal de grupo, de prevenção e reabilitação para jovens com comportamento anti-social. A aplicação do programa desenrola-se em sessões semanais, num total de 40 sessões divididas em 5 módulos sequenciais, e contando com a participação de 8 a 12 elementos. Utilizando um referencial teórico cognitivo e interpessoal, o programa assume como objectivo de intervenção a flexibilização de crenças nucleares disfuncionais subjacentes ao comportamento anti-social. A amostra utilizada nesta investigação compreendeu 55 jovens a cumprir Medida Tutelar Educativa de Internamento em Centro Educativo. Num primeiro estudo, pretende-se avaliar a eficácia do programa nos processos de auto-representação e activação emocional disruptiva nos jovens que nele participaram. Um segundo estudo é dedicado à avaliação da capacidade do programa na indução de mudanças comportamentais no sentido da melhoria dos problemas de comportamento e psicopatologia geral de jovens delinquentes, visando a sua reabilitação psicossocial. De modo geral, os resultados destes estudos apontam para melhorias em termos da auto-representação e regulação emocional, traduzida por um menor recurso a distorções cognitivas e endosso de crenças nucleares disfuncionais, e nos problemas de comportamento e psicopatologia geral associados ao comportamento anti-social numa percentagem significativa de sujeitos. Estes dados suportam o pressuposto de que o GPS é eficaz na promoção de mudanças cognitivas e emocionais nos jovens, reduzindo a activação emocional disruptiva associada a temáticas negativas do autoconceito, bem como na redução de problemas de comportamento reportados por esta população, ou seja, na indução de mudanças comportamentais.
In applying any kind of sentence in the justice system, an implicit pretention is the individuals’ “correction”, as an attempt to avoid the repetition of their illegal conducts, or in legal terms, the reduction of the recidivism rates (Redondo, Sánchez-Meca, & Garrido, 2002). In order to reduce those rates and the anti-social behavior, the cognitive-behavioral, also known as psychoeducational programs, have proved to be an effective approach (McGuire, 2001, 2006, 2008). The research presented here aimed to evaluate the effectiveness of GPS – “Growing Pro-Social” (Rijo, et al., 2007) in the psychosocial rehabilitation of young adolescents. GPS is a rehabilitation and prevention group-program for individuals with antisocial behavior. It is run in small groups, from 8 to 12 participants, along 40 weekly sessions, and it includes 5 sequential modules. Based on a cognitive-interpersonal theoretical framework (Bernstein, Arntz, & Vos, 2007; Safran & Segal, 1990; Young et al., 2003), GPS focuses on cognitive, emotional and behavioral changes, assuming as ultimate goal the modification of dysfunctional core beliefs underlying anti-social behavior. The sample consisted of 55 youths that participated in GPS. In the first study, we analyzed the program’s effectiveness in cognitive changes at the level of cognitive processes and core self-representation schemas and disruptive emotional arousal in young people who took part. A second study was devoted to the evaluation of the program's ability to induce behavioral changes in an effort to improve behavior problems and general psychopathology of juvenile offenders, seeking their psychosocial rehabilitation. In general, the results point to improvements in terms of self-representation and emotional regulation, reflected by a decreased reliance on cognitive distortions and endorsement of dysfunctional core beliefs, as well as improvements in behavioral problems and general psychopathology associated with antisocial behavior in a significant proportion of subjects. These data support the assumption that the GPS is effective in promoting cognitive and emotional changes in young people, reducing disruptive emotional arousal associated with negative self-concept issues, as well as in reducing behavior problems reported for this population, or in inducing behavioral changes.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas da Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26128
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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