Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26014
Title: Escola e cidade : zona escolar do Calhabé
Authors: Moreira, Mabely Simão 
Orientador: Moniz, Gonçalo Canto
Keywords: Escola Secundária Infanta Dona Maria, estudos; Escola Secundária Avelar Brotero, estudos; Edifícios escolares, Coimbra, séc. 20-21; Urbanismo, Coimbra, séc. 20-21
Issue Date: Feb-2014
Citation: Moreira, Mabely Simão - Escola e cidade : zona escolar do Calhabé. Coimbra: [s.n.], 2014.
Abstract: A escola, enquanto equipamento público, assume um importante papel na estruturação e desenvolvimento da Cidade. A construção escolar foi, ao longo da história, associada a importantes operações urbanísticas de abertura de arruamentos, construção de espaços públicos que se reflectem naturalmente na imagem local e na sua malha urbana. Pelo seu carácter social e cultural, assume-se como um equipamento gerador de centralidades. Na sua evolução, o edifício escolar foi, influenciado por diversos factores pedagógicos, políticos, sociais e económicos, crescendo num sentido de maior democracia, permitindo uma maior permeabilidade e relacionamento com os alunos e com a sociedade. A Zona Escolar do Calhabé, em Coimbra é exemplo de como o equipamento escolar se revela uma peça fundamental no planeamento e crescimento da cidade, construindo um importante núcleo escolar que cria uma identidade urbana e uma nova centralidade. Neste sentido, a Zona Escolar do Calhabé permite explorar duas escolas secundárias, com diferentes origens, as relações que estabelecem com a cidade e com a sociedade, e a forma como estas ligações se transformaram com o Programa de Modernização das Escolas Destinadas ao Ensino Secundário.
The school, as public equipment, assumes an important role in the organization and development of the city. The school construction has been, throughout history, associated to important urban operations of street’s opening and construction of public spaces which naturally reflects on the local image and its urban design. For its social and cultural feature, this equipment assumes itself as a creator of centralities. In its evolution, the school building was influenced by several pedagogical, political, social and economic factors, growing with the aim of bigger democracy, allowing a bigger permeability and relationship with both students and society. Calhabé’s School Zone in Coimbra is an example of how the school equipment turns out to be an imperative piece in the city’s planning and growth, building an important school core which creates an urban identity and new centrality. Concerning this, Calhabé’s School Zone allows us to explore two secondary schools with different origins, the relations they establish both with the city and the society and how these connections transform themselves with the Secondary Schools’ Modernization Programme.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor Gonçalo Canto Moniz.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26014
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Escola e Cidade - Mabely Moreira.pdf53.07 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

226
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

271
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.