Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/26014
Title: | Escola e cidade : zona escolar do Calhabé | Authors: | Moreira, Mabely Simão | Orientador: | Moniz, Gonçalo Canto | Keywords: | Escola Secundária Infanta Dona Maria, estudos; Escola Secundária Avelar Brotero, estudos; Edifícios escolares, Coimbra, séc. 20-21; Urbanismo, Coimbra, séc. 20-21 | Issue Date: | Feb-2014 | Citation: | Moreira, Mabely Simão - Escola e cidade : zona escolar do Calhabé. Coimbra: [s.n.], 2014. | Abstract: | A escola, enquanto equipamento público, assume um importante papel na
estruturação e desenvolvimento da Cidade. A construção escolar foi, ao longo da história,
associada a importantes operações urbanísticas de abertura de arruamentos, construção
de espaços públicos que se reflectem naturalmente na imagem local e na sua malha
urbana. Pelo seu carácter social e cultural, assume-se como um equipamento gerador de
centralidades.
Na sua evolução, o edifício escolar foi, influenciado por diversos factores
pedagógicos, políticos, sociais e económicos, crescendo num sentido de maior democracia,
permitindo uma maior permeabilidade e relacionamento com os alunos e com a sociedade.
A Zona Escolar do Calhabé, em Coimbra é exemplo de como o equipamento escolar
se revela uma peça fundamental no planeamento e crescimento da cidade, construindo um
importante núcleo escolar que cria uma identidade urbana e uma nova centralidade. Neste
sentido, a Zona Escolar do Calhabé permite explorar duas escolas secundárias, com
diferentes origens, as relações que estabelecem com a cidade e com a sociedade, e a forma
como estas ligações se transformaram com o Programa de Modernização das Escolas
Destinadas ao Ensino Secundário. The school, as public equipment, assumes an important role in the organization and development of the city. The school construction has been, throughout history, associated to important urban operations of street’s opening and construction of public spaces which naturally reflects on the local image and its urban design. For its social and cultural feature, this equipment assumes itself as a creator of centralities. In its evolution, the school building was influenced by several pedagogical, political, social and economic factors, growing with the aim of bigger democracy, allowing a bigger permeability and relationship with both students and society. Calhabé’s School Zone in Coimbra is an example of how the school equipment turns out to be an imperative piece in the city’s planning and growth, building an important school core which creates an urban identity and new centrality. Concerning this, Calhabé’s School Zone allows us to explore two secondary schools with different origins, the relations they establish both with the city and the society and how these connections transform themselves with the Secondary Schools’ Modernization Programme. |
Description: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor Gonçalo Canto Moniz. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/26014 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Escola e Cidade - Mabely Moreira.pdf | 53.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
277
checked on Oct 9, 2024
Download(s)
282
checked on Oct 9, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.