Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25983
Title: Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia
Authors: Cavalo, David Yambi 
Orientador: Silva, José Manuel Tomás da
Keywords: Desenvolvimento vocacional; Motivação dos alunos, ensino superior
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Motivação dos adolescentes do Lubango para a formação em ciências e tecnologia
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O progresso Técnico-Científico que se tem registado no contexto social actual dos vários países e a exigência da qualidade na prestação dos diversos serviços prestados põem sérios desafios aos indivíduos. Motivar os adolescentes e os adultos, das várias faixas etárias e dos distintos sectores de trabalho, a primar pela constante melhoria das suas habilidades e competências educacionais e profissionais emerge como um objectivo de importância capital. É fundamental que o progresso desejado seja extensível a todos os cidadãos e cidadãs, isto é, não excluindo o género feminino da possibilidade de disputar as oportunidades no mercado de trabalho em parceria com os rapazes. Assim, questões de género ligadas ao desenvolvimento vocacional têm vindo a ganhar um destaque cada vez maior. Em especial, os indivíduos e instituições que têm um papel na educação dos jovens têm o dever de ajudar a sociedade e, as próprias mulheres, a livrarem-se das concepções conservadoras tradicionais a respeito do exercício de determinadas ocupações/profissões e escolhas, fruto das influências e do peso Social nos diferentes papéis de género. O presente estudo, entre outros aspectos, visa comparar o papel do género na escolha de formação superior, nas áreas de Ciências e Tecnologias, em adolescentes Angolanos da cidade do Lubango, que frequentaram a 10ª, 11ª e 12ª classes, no Colégio 1,2,3 e IMEL. Neste estudo, o modelo Sócio-Cognitivo de Carreira (SCCT), de Lent, Brown e Hackett (1994), serviu de base teórica para a análise e comparação das diferenças no género, tendo em conta o modelo de Holland (RIASEC) e as variáveis de Auto-eficácia, Expectativas, Interesses, Suportes e Barreiras Sociais.
The Scientific and Technical progress that has been recorded in the current social context of the various countries and the need for quality in the provision of various services provided to individuals pose serious challenges. Motivating teenagers and adults of various age groups and different sectors of work, to strive for constant improvement of their educational and vocational skills and competencies emerges as an objective of vital importance. It is essential that the desired progress is extended to all citizens, that is, not excluding one of its two halves (that is, womanhood). Thus, gender issues related to vocational development have been gaining increasing attention, both in the scientific literature and in the public media. In particular, individuals and institutions that have a role in educating young people have a duty to help society and women themselves, to get rid of the traditional conservative views about the exercise and performance of certain occupations / professions and choices. The processes of social influence and of political correlated with the occupational segregation based upon gender must be a concern to us all, since it is a source of profound inequalities. The present study, among other things, aims to compare the role of gender in the choice of higher education in the areas of science and technology, in young Angolans of the city of Lubango, who attended the 10 th, 11 th and 12 th classes, at the College 1.2 3 and IMEL. In this study, the Socio-Cognitive Model of Career (SCCT) of Lent, Brown and Hackett (1994), served as the theoretical basis for the analysis and comparison of the differences in gender, taking into account the model of Holland (RIASEC) and the key-variables of Self-efficacy, Expectations, Interests, Social Supports and Barriers.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica (Sistémica, Saúde e Família) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25983
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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