Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25976
Title: Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
Authors: Gonçalves, Inês Faria de Sousa 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira de
Keywords: Alunos do superior; Resolução de problemas; Estilos de pensamento; Multiculturalidade
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Diversidade na Universidade: estilos de pensamento na resolução de problemas
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Com a finalidade última de contribuir para a compreensão do sucesso, particularmente, de estudantes de ensino superior, e dentre eles, estudantes que de algum modo são especiais ou diferentes, do ponto de vista da sua origem multicultural ou por especificidades de desenvolvimento, tomámos como construto de referência os estilos de resolução de problemas. Ou seja, em que medida diferentes estilos de pensamento podem facilitar ou não a adaptação académica dos estudantes na etapa de formação académica superior, que pressupõe processos complexos de transição? Serão os estilos pessoais de pensamento e de resolução de problemas um factor distintivo do sucesso dos estudantes? Haverá, de facto, estilos de maior resiliência e protetores quando se trata de perspetivar a diversidade dos estudantes em ambientes de formação avançada, de maior exigência cognitiva e complexidade de gestão emocional, social e de recursos? Serve a Teoria do Autogoverno Mental, de Robert Sternberg (1988), de sustentação para a defesa da tese de que os estilos de pensamento assumem funções, formas, níveis, âmbitos e tendências de maior vulnerabilidade versus proteção na aprendizagem e percursos de desenvolvimento dos estudantes do ensino superior. No caso de estudantes com necessidades educativas especiais, sejam elas de ordem linguística, cultural ou específicas, a identificação desses estilos de pensamento ainda se torna mais premente, para prevenir o sucesso na adaptação às tarefas de vida, neste período e contexto, de modo a acompanhar ou regular os processos de resolução de problemas localmente. De facto, dentro da diversidade sobressaem estilos de menor afirmação, assertividade e autonomia em situações “especiais” de deficiência ou de estudantes de sociedades mais conservadoras. Os estudantes masculinos surgem mais auto-afirmativos, enquanto as estudantes são executivas e de maior dependência social ou exterior.
Aiming to contribute to the understanding of success, particularly in higher education students, and among them, students who are somehow special or different from the standpoint of their multicultural origin or specific development, we conducted this study on the basis of thinking styles or styles of problem solving. That is, to what extent different thinking styles can facilitate or not the adaptation of the students in the academic stage of training and in the complex processes of transition? Are the personal styles of thinking and problem solving a distinguishing factor in student success? Are there will styles of resilience and protection when it comes to envisage the diversity of students in advanced training environments, with higher cognitive demand and complexity of managing emotional, and social resources? The framework of the Theory of Mental Self-Government, by Robert Sternberg (1988), supports the thesis that thinking styles assume functions, forms, levels, trends and areas of greatest vulnerability versus protection in learning and development pathways for students‟ higher education. For students with special educational linguistic, cultural or specific needs the identification of these thinking styles becomes even more urgent to prevent the successful adaptation to life tasks in this period and context in order to monitor or regulate the processes of solving problems locally. In fact, within the diversity of styles the results revealed that students in "special" situations of disability are lesser affirmative, less assertive and autonomous. Male students appear more self-assertive, while the female are executive and are more social dependent.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicopatologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25976
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese MIP_Inês Gonçalves.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

673
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

222
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.