Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25924
Title: Representações dos educadores de infância sobre o abuso sexual de crianças
Authors: Querido, Anabela Gonçalves 
Orientador: Alberto, Isabel Marques
Keywords: Abuso sexual, crianças; Educador de infância
Issue Date: 2009
Serial title, monograph or event: Representações dos educadores de infância sobre o abuso sexual de crianças
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O abuso sexual de crianças é uma realidade, cabendo aos profissionais da educação estar alerta, promovendo e defendendo o bem-estar da criança. Considerando que os educadores de infância fazem parte de um grupo de profissionais que deve estar sensibilizado e atento à problemática do abuso sexual de crianças, este estudo tem como objectivo identificar as representações que estes profissionais têm sobre o abuso sexual de crianças – CSA (Child Sexual Abuse). Paralelamente, temos também como objectivo criar uma medida de avaliação das representações sociais em torno do abuso sexual de crianças. O estudo empírico realizado incluiu três questionários de auto-resposta com o objectivo de identificar a legitimação/aceitação do abuso sexual de crianças (Questionário de Representações sobre Abuso Sexual de Crianças – Histórias), assim como os factores facilitadores/desencadeadores da ocorrência de CSA, os factores responsáveis pela sua manutenção e os que permitem interromper estas relações abusivas (Questionário sobre Abuso Sexual de Crianças – Factores, Manutenção e Resolução) e a legitimação do comportamento sexualmente abusivo a partir de um conjunto de afirmações em relação a situações de abuso sexual (Escala de Crenças sobre Abuso Sexual - ECCAS). A amostra constitui-se de 98 educadores de infância e estudantes do curso de Educação de Infância (4º ano de uma Escola Superior de Educação). A variável género não foi considerada, dada a discrepância na distribuição da amostra pelos dois géneros. Foram ponderadas as influências da idade e do número de filhos dos educadores de infância, o tempo de exercício, a função profissional desempenhada e o tipo de rede do jardim-de-infância, a existência ou não de uma formação específica sobre a temática em estudo e ainda o contacto dos sujeitos com situações de CSA/maltrato. Os resultados do nosso estudo revelam-nos que as representações sociais que os educadores de infância têm sobre o abuso sexual da criança vêm de encontro ao que a literatura avança sobre a temática, relativamente aos factores promotores de CSA, aos que permitem a sua manutenção e aos factores responsáveis pela resolução de casos de CSA. Verifica-se que estes profissionais revelam que a sua formação sobre a temática, e a actuação a prosseguir perante uma ocorrência de CSA, é insuficiente. Os resultados vêm consolidar a necessidade de formação específica sobre esta problemática.
Sexual abuse of children is a reality, and it is necessary for the education professionals to be alert, promoting and defending the well-being of the child. Considering that Nursery teachers are part of a group of professionals that must be sensetized and alert to the issue of sexual abuse of children, this study aims to identify the set of beliefs that these professionals have on sexual abuse of children - CSA (Child Sexual Abuse). Parallel to this, we also aim to create an evaluation measurement of the social set of beliefs around child sexual abuse. The empirical study which has been carried out includes three questionnaires of auto-reply, which aim to identify the legitimation/acceptance of child sexual abuse (Questionnaire of Beliefs on Child Sexual Abuse - Stories), as well as the promoting/unraveling factors for the occurrence of CSA, the responsible factors for its maintenance and those factors which allow these abusive relations to discontinue (Questionnaire on Child Sexual Abuse - Factors, Maintenance and Resolution) and the legitimation of the sexually abusive behaviour from a set of statements related to situations of sexual abuse (Scale of Beliefs on Sexual Abuse - ECCAS). The sample consists of 98 Nursery teachers and students to become Nursery teachers (4th year, College of Education). The genre variable was not considered, given the discrepancy in the distribution of the sample by the two genres. We took into consideration the influences of the age and the number of children of each Nursery teacher, their work experience, their professional role, the type of nursery school net, the existence or not of a specific training on this issue and also their contact with situations of CSA/molestation. The results of our study disclosed that the set of social beliefs that Nursery teachers have on sexual abuse of the child meets what literature already states on this matter, regarding the promotional factors of CSA, to those that allow its maintenance and to those factors responsible for the resolution of CSA cases. It is verified that these professionals reveal that their training on this issue and the line of action to take before a CSA occurrence, is insufficient. The results consolidate the necessity of specific training on this matter.
L’abus sexuel des enfants est une réalité. Il incombe aux professionnels de l’éducation d’être attentifs, afin de promouvoir et défendre le bien-être de l’enfant. Considérant que les éducateurs font partie d’un groupe de professionnels, qui se doit d’être sensible et attentif au problème, cette étude a pour objectif l’identification des perceptions que ces professionnels ont face à l’abus sexuel des enfants – CSA (Child Sexual Abuse). Parallèlement, nous avons également pour but de créer des moyens d’évaluation des représentations sociales relatives à l’abus sexuel des enfants. L’étude empirique effectuée, inclut trois questionnaires d’auto-réponse, dont l’objet est l’identification de la légitimation / acceptation de l’abus sexuel des enfants (Questionnaire de Perceptions face à l’Abus Sexuel des Enfants – Récits), ainsi que les facteurs qui facilitent / déclenchent l’occurrence des CSA, mais aussi les facteurs responsables de leur continuation et ceux permettant l’interruption de ces relations abusives (Questionnaire sur l’Abus Sexuel des Enfants – Facteurs de Continuation et Résolution). Elle identifie également la légitimation de comportements sexuels abusifs par le biais d’un ensemble d’affirmations relatives à des situations d’abus sexuel (Échelle de Croyances sur l’Abus Sexuel – ECCAS). L’échantillon est composé de 98 éducateurs et étudiants du Cours d’Éducation d’Enfance (en 4ème année d’une École Supérieure d’Éducation). La variable « genre » n’a pas été prise en considération, étant donné la divergence de la distribution de l’échantillon entre les 2 genres. Ont été considérées les influences relatives à l’âge et au nombre d’enfants des éducateurs, au temps d’exercice, à la fonction professionnelle accomplie ainsi qu’au type de réseau du jardin d’enfants. Est considéré également, l’existence (ou non) de formation spécifique au thème en étude, ainsi que le rapport des sujets face à des situations de CSA / maltraitance. Les résultats de notre étude nous révèlent que, les représentations sociales que les éducateurs ont face à l’abus sexuel des enfants, se heurtent à la littérature existante sur ce thème. Ils sont relatifs aux facteurs promouvant les CSA et permettant leur continuation, ainsi qu’aux facteurs responsables de la résolution de ces cas. Il s’avère que ces professionnels révèlent avoir une formation insuffisante concernant ce thème, de même pour ce qui est des actions à poursuivre en présence d’un cas de CSA. Les résultats renforcent le besoin de formation spécifique sur cette problématique.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25924
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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