Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25881
Title: | A intervenção dos serviços de psicologia e orientação: da avaliação psicopedagógica ao aconselhamemto e desenvolvimento de carreira | Authors: | Ferreira, Maria de Lurdes de Almeida Neto Gomes | Orientador: | Santos, Eduardo João Ribeiro dos | Keywords: | Indecisão vocacional e consultadoria; Promoção; Desenvolvimento otimal; Projectos | Issue Date: | 2013 | Serial title, monograph or event: | A intervenção dos serviços de psicologia e orientação: da avaliação psicopedagógica ao aconselhamemto e desenvolvimento de carreira | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O presente trabalho pretendeu promover uma reflexão crítica sobre as
atividades desenvolvidas no âmbito dos Serviços de Psicologia e Orientação
(SPO), em termos gerais, e no que concerne a Orientação Vocacional, de
forma específica.
Enquadrando a sua intervenção num modelo biopsicossocial,
apresenta um breve resumo das atividades desenvolvidas ao longo dos vinte
e dois anos de prática profissional, dando especial relevo à Orientação
Vocacional, o que lhe permitiu clarificar a importância que tem atribuido a
esta atividade, não obstante o número e variedade de solicitações associado
ao aumento da dimensão da sua população alvo. Com efeito, a revisão da
literatura e reflexão critica sobre a prática desenvolvida salientou o papel
potencial da orientação vocacional como promotor do desenvolvimento
ótimal do aluno. Não uma orientação vocacional reduzida à passagem de
testes ou à disponibilização de informação, mas sim como um conjunto de
atividades que promovam o papel ativo do aluno na exploração, reflexão e
(re)construção de projetos educativos com sentido, onde a importância da
escola e das aprendizagens seja clara.
Por fim, ao nível da conclusão, salienta o potencial dos conhecimentos
específicos da Psicologia, área da Psicologia de Educação, Desenvolvimento
e Aconselhamento na concretização do objetivo global de qualquer contexto
escolar: desenvolvimento ótimal de cada aluno. Ciente desta
responsabilidade salienta a importância da sua intervenção ao nível da
consultadoria, como forma de optimizar sinergias entre todos os agentes
educativos e entre estes e a comunidade na promoção do desenvolvimento
integral de cada aluno. The present work is intended to promote critical reflection on the activities undertaken within the Psychology and Guidance Services (SPO), in general terms, and with regard to career counseling and development, specifically. Thus, withn a conceptual framework based on a biopsychosocial model one provides a brief summary of activities over the twenty two years of professional practice, with special emphasis on Career Counseling and Development, which allowed us to clarify the importance that has been given to this activity, despite the number and variety of requests associated with the increased size of the target population. Indeed, the literature review and critical reflection on our practice emphasized the potential role of vocational guidance as a promoter of the optimal student functionaing. We propose not a vocational guidance reduced to passing tests or the provision of information, but rather as a set of dynamic activities that promote the active role of the student in the exploration, reflection and (re) construction of educational projects. Finally, at the conclusion highlights the potential of specific knowledge of psychology, the field of psychology of education, development and counseling in achieving the overall goal of any school context: optimal human functioning of each student. Aware of this responsibility we also put into evidence the importance of action at the level of consultation, in order to optimize synergies between all educational actors and between them and the community in promoting the holistic development of each student. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia, área da Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25881 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A intervenção dos serviços de psicologia e orientação.pdf | 538.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.