Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25823
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dc.contributor.advisorLima, Luíza Nobre-
dc.contributor.authorVitorino, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2014-05-29T17:25:20Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25823-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractAtualmente, a empatia é considerada um constructo multidimensional, onde as dimensões cognitiva e afetiva são destacadas, e a capacidade do indivíduo para se colocar no lugar dos outros e saber diferenciar o seu eu dos demais, são competências valorizadas nas relações (Garaigordobil, 2009). O seu desenvolvimento potencia padrões de pensamento e condutas consonantes com as normas sociais (Garaigordobil & Galdeano, 2006), contribuindo, ainda, para a promoção de relações saudáveis e de um bom ajustamento psicossocial (Pavarino, Del Prette, Del Prette, 2005a). O presente estudo teve como principal objetivo estudar a relação entre a empatia e o temperamento, numa amostra de 344 adolescentes, de ambos os sexos (48 % de rapazes e 52 % de raparigas), com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. Para o efeito foram utilizados dois instrumentos: a Escala de Empatia Básica- BES (Jolliffe, 2005; versão portuguesa: Nobre Lima, Rijo & Matias, 2011) e o Questionário sobre o Temperamento no Início da Adolescência – Revisto- (EATQ-R; Ellis & Rothbart, 1999; versão portuguesa: Marina Carvalho, 2007). Os principais resultados revelaram que rapazes e raparigas são mais empáticos cognitiva do que afectivamente; que a capacidade de autorregulação dos adolescentes é a característica do temperamento que mais se encontra associada à empatia; e que o temperamento é preditor da empatia na adolescência, principalmente através da capacidade de autorregulação.por
dc.description.abstractNowadays, empathy is considered a multidimensional construct, in which the cognitive and afective dimensions are stressed, and the capacity of the individual to place himself in the shoes of others and knowing how to diferenciate his self from others are valued skills in relationships (Garaigordobil, 2009). This construct is associated with assertive behaviors, social and prossocial interactions, as well as a positive self-concept. It’s development promotes patterns of thinking and conducts in conformity with social norms (Garaigordobil & Galdeano, 2006). It also contributes to promote healthy relationships and a good psychossocial adjustment (Pavarino, Del Prette, Del Prette, 2005a). The present study had as main objective to study the relationship between empathy and temperament, in a sample of 344 adolescents from both genders (48 % boys and 52 % girls) with ages between 12 and 15 years old. For this purpose it was used the Basic Empathy Scale (BES; Jolliffe, 2005; portuguese version: Nobre Lima, Rijo & Matias, 2011) and the Early Adolescent Temperament Questionnaire - Revised (EATQ-R; Ellis & Rothbart, 1999; portuguese version: Marina Carvalho, 2007). The main results showed that boys and girls are more empathic cognitively than affectively; that the adolescents self regulation skills is the characteristic of temperament that is more associated with empathy; and that temperament predicts empathy in adolescence, specially through self regulation skills.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpatia - adolescentepor
dc.subjectTemperamento - adolescentepor
dc.titleEstudo da relação entre a empatia e o temperamento na adolescênciapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEstudo da relação entre a empatia e o temperamento na adolescênciapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201465817-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2961-2778-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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