Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25724
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.authorBrito, Rosária Cruchinho Dias Pereira de-
dc.date.accessioned2014-05-12T17:06:52Z-
dc.date.available2014-05-12T17:06:52Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25724-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado tem por principal objetivo estudar aspetos da prática pedagógica ligados ao ensino de uma segunda língua, a partir de um questionário aplicado a professores do ensino básico e secundário. Começa-se por apresentar e analisar algumas conceções de segunda língua e alguns problemas relacionados com a sua aquisição e aprendizagem, tais como o da idade e contextos em que as mesmas ocorrem. Apresenta-se também uma breve síntese dos métodos de ensino de uma segunda língua. No âmbito do ensino, são, ainda, analisados alguns documentos importantes como são os casos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), e, a nível nacional, os programas escolares, as metas de aprendizagem, as metas curriculares, e outra legislação emanada do Ministério da Educação. No estudo empírico, através de um questionário aplicado a docentes do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário, o presente trabalho procura investigar aspetos como as conceções que aqueles têm sobre o ensino e a aprendizagem de uma segunda língua, as práticas e métodos de ensino referidos como sendo mais utilizados e as formas de avaliação mais valorizadas. Verifica-se que os professores de línguas recorrem a várias metodologias de ensino, e que têm em conta as caraterísticas dos alunos e as suas experiências como profissionais do ensino. Valorizam diferentes formas de ensino e de avaliação de uma segunda língua, tendo consciência do público-alvo e dos vários níveis de ensino, com que se defrontam na Escola de hoje. Este é assim um professor, atento às diferenças culturais e sociais dos vários alunos, e que conduz a sua ação no sentido de que todos adquiram os conhecimentos indispensáveis ao prosseguimento dos seus estudos e às necessidades da sociedade atual.por
dc.description.abstractThis study has as its main objective to study aspects of pedagogical practice related to the teaching of a second language based on a questionnaire applied to high school teachers. We begin by presenting and analysing some conceptions of a second language and some problems related to its acquisition and learning, such as the age and contexts in which they occur. It also presents a brief overview of the methods of teaching a second language. In teaching, some important documents are also analysed, like the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), the school national programs, other documents such as learning goals, curriculum goals, or even some legislation that comes from the Ministry of Education. In the empirical study, taking in account a questionnaire applied to high school teachers, we try to investigate aspects such as conceptions that those have on teaching and learning a second language and practices and teaching methods referred as being the most used and most valued forms of assessment. It was observed that teachers use various teaching methodologies, in what concerns the students’ characteristics and their own experiences as teachers. They give importance to different ways of teaching and learning assessment of a second language, having in mind the target audience and the various levels of education they face at school today. That’s the way a teacher, conscious that he has students with cultural and social differences in the classroom, leads his action convinced that all students may get the skills necessary to pursue their education and the needs of today’s society.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de uma segunda línguapor
dc.titleO ensino de uma segunda línguapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleO ensino de uma segunda línguapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201443414-
uc.controloAutoridadeSim-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1720-1488-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Mestrado.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

271
checked on May 14, 2024

Download(s)

246
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.