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Title: Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade
Authors: Silva, Miriam Carina Fernandes 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Keywords: Consciência fonológica; Leitura
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Relação entre eliminação de fonemas (Sicole-R), compreeensão da leitura (Prolec-R) e o desempenho na leitura dos alunos: estudo numa amostra de crianças do 4º ano de escolaridade
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Apesar dos inúmeros estudos sobre o desempenho da leitura, existe em uma carência de instrumentos portugueses que avaliem os processos envolvidos na leitura. Neste sentido, pretende-se analisar as relações entre consciência fonológica (eliminação de fonemas), desempenho na leitura e perceção dos professores das capacidades leitoras, de uma amostra de 30 alunos. Para este estudo, recorreu-se a dois instrumentos (Sicole-R e a Prolec-R), que se encontram em processo de aferição para a população portuguesa e a um questionário sobre o desempenho dos alunos na leitura. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, na análise descritiva das 9 provas da Prolec-R e da prova eliminação de fonemas da Sicole-R e na análise da perceção dos professores, pretendendo-se verificar as correlações entre a consciência fonológica, o desempenho na leitura e a perceção dos professores. Nos resultados deste estudo, foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre a consciência fonológica (eliminação de fonemas) (Sicole-R) e a perceção dos professores e entre 7 provas do desempenho na leitura (Prolec-R) e a perceção dos professores. No entanto, neste estudo não foi verificada nenhuma associação estatisticamente significativa entre a consciência fonológica (Sicole-R) e o desempenho na leitura (Prolec-R). Estes resultados sugerem que a perceção dos professores sobre o desempenho dos seus alunos está associada à consciência fonológica (Sicole-R) e ao desempenho na leitura (Prolec-R), sendo que o desempenho na leitura não esta associado à consciência fonológica. Estes resultados contradizem, na sua maioria, os de outros estudos empíricos, podendo justificar-se pela reduzida dimensão da amostra.Palavras-chave: leitura, consciência fonológica, linguagem oral e linguagem escrita.
This study aims to analyze the relationship between phonological awareness (phoneme deletion), performance in reading and perception of teachers in relation to students' reading abilities. For this study, we used a sample of 30 students and resorted to two instruments (Sicole-R, more precisely the proof of phoneme deletion, on paper and trial and all the evidence Battery PROLEC-R) that are in the process of scouting for the Portuguese population, and a questionnaire on students' performance in reading. We used a quantitative methodology in the descriptive analysis of 9 trials of PROLEC-R and in the evidence of phoneme deletion Sicole-R, and in the analysis of the perceptions of teachers, in order to check also the correlations between phonological awareness, performance in reading and perception of teachers. In this study, statistically significant correlations were found between phonological awareness (phoneme deletion - Sicole-R) and the perception of teachers, and between 7 evidence of performance in reading (PROLEC-R) and the perception of teachers. However, in this study no statistically significant association was observed between phonological awareness (phoneme deletion-Sicole-R) and reading performance (PROLEC-R). These results suggest that the perception of teachers about the performance of their students is associated with phonological awareness (phoneme deletion - Sicole-R) and performance in reading (PROLEC-R), however the reading performance is not associated with phonological awareness (phoneme deletion - Sicole-R). These results mostly contradict those of other empirical studies, fact that can be justified by the small sample size.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/25718
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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