Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25706
Title: Intenções de ensino da matemática no ensino básico: resultados de aprendizagem, diretrizes curriculares, e pensamento dos professores sobre as metas curriculares
Authors: Santos, Cristina de Jesus Ferreira Dias 
Orientador: Silva, Maria Helena Damião da
Keywords: Ensino da matemática - avaliação da aprendizagem; Aprendizagem da matemática
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Intenções de ensino da matemática no ensino básico: resultados de aprendizagem, diretrizes curriculares, e pensamento dos professores sobre as metas curriculares
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Apesar de todos os esforços e diligências realizados nas duas últimas décadas, pela tutela e por investigadores no sentido de melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática, os resultados académicos que os alunos portugueses obtêm em provas de âmbito nacional e internacional continuam a ser preocupantes. Sucedem-se os debates sobre as medidas implementadas e sobre as frequentes mudanças nas diretrizes curricu-lares. Neste trabalho faz-se uma breve abordagem ao estado da aprendizagem da mate-mática em Portugal com base em alguns estudos que incidem sobre resultados obtidos pelos alunos, desde 2000, dedicando-se especial atenção aos documentos curriculares que têm guiado o ensino desta disciplina: Programas de Matemática do Ensino Básico de 2007 e de 2013, bem como as Metas de Aprendizagem, de 2010, e Metas Curricula-res de 2012. Privilegiou-se a análise deste último documento tutelar, sendo nele que o estudo empírico assentou. Esse estudo teve como objetivo saber o que pensam os professores do documento Metas Curriculares de Matemática para o Ensino Básico e, para o concretizar, construiu-se uma escala tipo Likert que aplicámos a uma amostra constituída por professores dos três ciclos do ensino básico de escolas do ensino público e do ensino privado. Essa esca-la incide sobre o conhecimento que têm do documento, a sua opinião acerca a pertinên-cia curricular do mesmo, a tendência curricular que lhe imputam, as características, que nele percebem, o papel que lhe atribuem do apoio ao trabalho docente e a capacidade de aplicar as metas de forma autónoma ou a necessidade de formação. Os resultados obti-dos indicam a necessidade de proporcionar aos professores mais informação sobre a sustentação teórica das diretrizes contidas nas Metas Curriculares de modo que a sua interpretação seja facilitada e consequentemente a sua implementação traduza as orien-tações patentes nas mesmas.
Malgré tous les efforts et diligences réalisés, dans les dernières époques, par la tu-telle et investigateurs pour améliorer l’enseignement et apprentissage de la mathéma-tique, les résultats académiques que les élèves portugais obtiennent dans les essais na-tionaux et internationaux continuent à être alarmants. Ils se succèdent les débats sur les mesures implémentées et sur les constant changements dans les répertoires curriculaires. Dans ce travail on fait un bref abordage à l’état de l’apprentissage de la mathéma-tique au Portugal fondé en quelques études qui se concentrent dans les résultats obte-nus, dès 2000, en donnant particulière attention aux documents curriculaires qui gui-dent l’enseignement de cette discipline: Programas de Matemática do Ensino Básico de 2007 e de 2013, ainsi que Metas de Aprendizagem de 2010, et Metas Curriculares de 2012. Il s’est privilégié l’analyse de ce dernier document tutélaire, étant donné que c’est en lui que l’étude empirique s’est établi. Cette étude a eu le but de savoir ce quel est l’opinion des les professeurs à propos du document Metas Curriculares de Matemática para o Ensino Básico et, pour le maté-rialiser, il s’est construit une échelle type Likert qui on a appliqué à un échantillon for-mé par des professeurs des trois cycles de l’école élémentaire et du collège de l’enseignement privé et publique. Cette échelle se concentre dans la connaissance qu’ils ont du document, son opinion à propos de la pertinence curriculaire de celui-ci, la ten-dance curriculaire qu’ils l’imputent, les caractéristiques, qui en y perçoivent, le rôle qu’ils l’attribuent dans l’appui au travail du professeur et la capacité d’appliquer des objectifs de façon autonome ou la nécessité de formation. Les résultats obtenus indi-quent la nécessité de fournir aux professeurs plus d’information sur le support théorique de directives contenues dans les Metas Curriculares de façon que son interprétation soit facilitée et par conséquent son implémentation traduise les directives patents dans les mêmes.
Despite all efforts and measures undertaken in the last two decades, for the tute-lage and researchers to improve the teaching and learning of mathematics, academic outcomes obtained by portuguese students in national and international exams remain a concern. The debates on the implemented measures and on the frequent changes in the curriculum guidelines befall. This paper makes a brief overview of the state of mathematics learning in Portu-gal based on some studies that focus on results obtained by students, since 2000, devot-ing particular attention to the curriculum documents that have guided the teaching of this discipline: Mathematics Programs for Basic Education, 2007 and 2013, as well as the Learning Goals, 2010, and Curriculum Goals, 2012. This paper focused on the anal-ysis of the latter document, and it became the empirical study basis. That study aimed to know what the teachers think about the document "Math Cur-riculum Goals for Basic Education" and, to materialize it, a Likert scale have been con-structed and applied to a sample of teachers from the three cycles of basic education of public and private education schools. This scale focuses on their knowledge of the doc-ument, their opinion about the curriculum relevance, the curriculum trend accredited to it, the features realized, the role assigned to it by supporting the teaching and the ability to apply the goals independently or the need of training. The results denote the need to provide teachers with information about the theoretical basis of the guidelines in Cur-ricular Goals so that its interpretation is favoured and consequently its implementation translates its guidelines.
Description: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25706
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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