Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25626
Title: Qualidade e satisfação de clientes : o caso de uma empresa de matalomecânica
Authors: Almeida, Ana Sofia Pinho 
Orientador: Sá, Patricia Moura e
Oliveira, Nuno
Keywords: Satisfação de clientes; Não Conformidades (NC); Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ); Ações corretivas; Ferramentas básicas da qualidade
Issue Date: 2-Apr-2014
Publisher: FEUC
Citation: Almeida, Ana Sofia Pinho - Qualidade e satisfação de clientes : o caso de uma empresa de matalomecânica, Coimbra, 2014.
Abstract: O presente relatório realizou-se no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Teve lugar na empresa Norfersteel que atua na área de construção de estruturas metálicas com uma duração aproximada de cinco meses. O objetivo principal referiu-se ao estudo da satisfação dos clientes. Para a sua concretização recorreu-se a vários modelos descritos na literatura, adaptando o que melhor se adequava, a escala SERVPERF. Outro objetivo foi a análise das não conformidades ocorridas na empresa com a ajuda das ferramentas da qualidade. Posteriormente, elegeu-se a mais problemática para a possível eliminação com a implementação de ações corretivas. Com a escala SERVPERF foi necessário verificar a sua confiabilidade através do alfa de Cronbach, o que permitiu concluir que o questionário era confiável e que se podia proceder à sua análise. Assim, verificou-se que os clientes estão satisfeitos com a organização. A análise das não-conformidades mostrou que as ferramentas básicas da qualidade são fundamentais. Para a diminuição das mesmas foram implementadas ações corretivas que se mostraram bem sucedidas, contudo ainda existem alguns problemas a serem resolvidos. Este estudo teve em conta o controlo de um dos objetivos dos Sistemas da Gestão da Qualidade, a satisfação de clientes, assim como a melhoria contínua em todos os processos, que é indispensável para a diminuição das não conformidades.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Moura e Sá e Nuno Oliveira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25626
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_sofia.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

811
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 5

5,172
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.