Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25543
Title: Habilitar o devoluto : (re) caracterização sustentável dos jardins do Mondego
Authors: Teixeira, Paulo Alexandre Pereira 
Orientador: Cardielos, João Paulo
Keywords: Reabilitação urbana, Coimbra, estudo; Desenvolvimento urbano sustentável; Coimbra
Issue Date: Dec-2013
Citation: Teixeira, Paulo Alexandre Pereira - Habilitar o devoluto : (re) caracterização sustentável dos jardins do Mondego. Coimbra, [s.n.], 2013.
Abstract: O futuro das nossas cidades passará pela reabilitação urbana e pela adaptação do parque edificado segundo as necessidades da sociedade de consumo em que vivemos. É, nesta conjuntura economicista do mundo atual, que a arquitetura tem a oportunidade de se assumir como meio transformador de hábitos, de introduzir preocupações e, assim, melhorar as “performances”, a qualidade de vida e a eficiência da cidade. Existem várias opções e estratégias de desenho que possibilitam aos arquitetos chegar a soluções de intervenção diferentes para obter o mesmo resultado, cumprindo os mesmos objetivos, os mesmos propósitos e as mesmas ambições, capazes de estimular esta mudança ético-estético-comportamental e, com isso, mudar a paisagem – sociocultural, ambiental e económica – das cidades. Atendendo às metas que se têm vindo a conformar, delineadas pelos Estados Membros, relativamente às exigências de conforto interior, de desempenho e eficiência energética, revela-se pertinente recaracterizar todo o parque edificado existente, em particular, situações obsolescentes e cicatrizes urbanas como se apresenta, por exemplo, a urbanização Jardins do Mondego, em Coimbra, considerando as oportunidades de resposta, transformação e adaptação que lhes estão especificamente associadas, bem como o ensejo de alavancar novos padrões de desenvolvimento urbano aliados à potenciação do investimento inicial, reforço da visibilidade e da atratividade do lugar. É essencial, perante cicatrizes urbanas, ambicionar uma nova arquitetura, um novo projeto que as recoloque à altura do seu próprio tempo e dos seus próprios desafios.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25543
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

286
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

573
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.