Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25512
Title: A casa para uma cidade intensa : tipologia portuense na forma da cidade
Authors: Ferreira, João Manuel Monteiro 
Orientador: Moniz, Gonçalo Canto
Keywords: Casa Burguesa, Porto; Habitação, Porto; séc. 18-19; Reabilitação de edifícios, Porto
Issue Date: Jan-2014
Citation: Ferreira, João Manuel Monteiro - A casa para uma cidade intensa : tipologia portuense na forma da cidade. Coimbra: [s.n.], 2014.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: No processo de transformação urbana ocorrido no Porto, tal como em muitas das cidades europeias, a cidade apresenta um decréscimo gradual e constante da população. O abandono do centro histórico e o movimento de massas para as periferias, é resultado das diversas transformações, tanto económicas como culturais, como também da inadaptabilidade das velhas tipologias aos novos modos de vida e exigências da sociedade. O êxodo que se assiste enfatiza o abandono dos edifícios, criando condições para um aumento dos edifícios devolutos e em ruina. Por outro lado, as novas formas de habitar exigem uma revisão das tipologias, em prol das crescentes exigências de conforto e funcionalidade, que hoje em dia apresentam um grande significado no projeto do espaço habitacional. Numa era presenciada por uma sociedade globalizante do século XXI que vive das novas tecnologias tornando-se informatizada e comunicante, é caracterizada por dicotomias ambíguas entre o que é próximo e distante, o que é exterior e interior, o que é urbano ou doméstico, criando soluções confusas. Deste modo, torna-se necessário pensar a cidade e a habitação num sentido indissociável, refletindo os novos modos de habitar, perante as velhas tipologias e assim tentar responder ao ritmo alvoraçado do rápido desenvolvimento da sociedade atualmente. O propósito desta dissertação, centrado no tema da habitação urbana e na relação desta com os novos programas, é demonstrar a permanência do edifício de habitação inserido no lote tradicional de uma matriz urbana medieval, identificando este como catalisador de vitalidade e regeneração da cidade do Porto. A casa burguesa, tanto a do século XVIII/XIX, alta e estreita, como a do século XX, moradias individuais, foram e serão elemento importante na relação passado, presente e futuro, na dicotomia entre espaço doméstico e urbano, entre habitação e cidade. Assim é demonstrada a capacidade de adaptabilidade que estes edifícios tradicionais da cidade do porto apresentam através da elaboração de um estudo do conjunto dos dispositivos que a casa apresentou ao longo da sua história, aplicando conceitos como flexibilidade e versatilidade, temas sempre presentes na contemporaneidade.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25512
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A CASA PARA UMA CIDADE INTENSA - João Ferreira.pdf48.7 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,052
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

2,248
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.