Title: Accountability em Instituições Particulares de Solidariedade Social: um estudo exploratório
Authors: Ruela, Andreia Filipa Gomes 
Keywords: Accountability;Organizações do Terceiro Sector;Stakeholders
Issue Date: 22-Oct-2013
Abstract: A presente dissertação enquadra os processos de accountability no Terceiro Setor e explora a sua articulação com a missão e a estratégia das organizações que integram este Setor. A discussão sobre a accountability no Terceiro Setor tem sido impulsionada pela relação entre estas organizações e o Estado, e pela necessidade de se tornarem mais sustentáveis do ponto de vista financeiro e axiológico. Este trabalho teve como objetivos i) compreender como é definida a missão organizacional e de que forma é aplicada na estratégia organizacional; ii) compreender de que forma os processos de accountability são geridos, mantendo o foco na missão organizacional. Para o efeito foi realizada uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, através de entrevistas semiestruturadas a profissionais e diretores de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Aveiro. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que, pela utilização que é feita dos processos de accountability e da forma como estes revertem para a missão organizacional, estas instituições aproximam-se do modelo de accountability funcional, centrado na visibilização de resultados a curto prazo (outputs) e na relação com os principais stakeholders; e não tanto do modelo de accountability estratégica, centrado nos impactos (na qualidade de vida dos cidadãos) e na relação com todos os stakeholders (incluindo parceiros e cidadãos). Dados que se prendem com a forma como estes processos têm sido introduzidos nestas organizações e que revelam a necessidade de se desenvolverem mais estudos nesta área para apoiar estas organizações a repensar-se estrategicamente para gerirem os processos de accountability em consonância com a sua missão.
This dissertation frames the accountability processes in the Third Sector and explores its articulation with the mission and the strategy of the organizations that comprise this Sector. The discussion about accountability in the Third Sector has been driven by the relationship between these organizations and the State, and by the need to become more sustainable from a financial and an axiological standpoint. The aim of this work was: i) to understand how organizational mission is defined and how it is applied in organizational strategy; ii) to understand how the processes of accountability are managed, while focused in the organizational mission. For that purpose it has been conducted a qualitative research, exploratory approach, using semi-structured interviews to professionals and directors of five Private Institutions of Social Solidarity in Aveiro municipality. The results obtained in this study suggest that (by the use made of the processes of accountability and how these revert to the organizational mission, these institutions have come closer to the functional accountability's model) focusing in the visualization of short-term results (outputs) and in the relationship with key stakeholders; and not so much in the strategic accountability model, centered on impacts (quality of life) and in the relation with all stakeholders (including partners and citizens). Data that relates how these processes have been introduced in these organizations and that emphasize the need for more studies in this area to support the organizations to strategically rethink in order to manage the accountability processes in accordance with its mission.
Cette thèse porte sur les processus d’accountability dans le troisième secteur et explore son articulation avec la mission et la stratégie des organisations qui lui intègre. Le débat sur l’accountability dans le troisième secteur, a été entraîné par la relation entre ces organisations et l’État, et par leur besoin de devenir plus durables du point de vue financier et axiologique. Ce travail avait comme objectif : i) Comprendre comme est défini la mission de l’organisation et la façon comme elle s’applique dans la stratégie de l’organisation ; ii) Comprendre comment sont gérés les processus d’accountability en tout gardant le focus dans la mission de l’organisation. Pour ce fin, une investigation qualitative et de caractère exploratoire à travers des entretiens semi-structurés, a était fait auprès des professionnelles et directeurs de cinq Institutions Privées de Solidarité Sociale de la région d’Aveiro. Les résultats obtenus de cette étude suggèrent que l’usage des processus d’accountability et la façon comment ils abouti pour la mission de l’organisation, s’approche du modèle d’acountabiliy fonctionnelle, centré dans la visibilité des résultats à court terme (outputs) e dans la relation avec ses principaux stakeholders plutôt que dans le modèle d’accountability stratégique, centré dans les impacts (dans la qualité de vie des citoyens) et dans la relations avec tous les stakeholders (y compris les partenaires et les citoyens). Ces résultats sont le reflex dont la façon ces processus sont introduites dans les organisations e qui dévoilent le besoin de développer plus d’études dans cette domaine, pour appuyer ces organisations à réfléchir sa stratégie de gestion des processus d’accountability en conformément à sa mission.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/25511
Rights: openAccess
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