Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25506
Title: | Perspetiva temporal de futuro, instrumentalidade escolar e estratégias de estudo numa amostra de estudantes brasileiros e portugueses | Authors: | Teles, Maria Raquel Leão Oliva | Orientador: | Paixão, Maria Paula Barbas de Albuquerque | Keywords: | Perspectiva temporal de futuro | Issue Date: | 7-Oct-2013 | Serial title, monograph or event: | Perspetiva temporal de futuro, instrumentalidade escolar e estratégias de estudo numa amostra de estudantes brasileiros e portugueses | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A perspectiva temporal (PT) permite categorizar, armazenar
e recuperar todas as experiências pessoais e sociais dos indivíduos em
diferentes categorias temporais (Zimbardo & Boyd, 1999). A investigação
sobre a perspectiva temporal mostra que a zona temporal dominante exerce
forte influência nos comportamentos e cognições. Os estudos já efetuados
sobre a orientação para o futuro em contextos educativos mostram que esta
promove o sucesso académico e a adaptação escolar.
O presente estudo tem por objetivo analisar as diferenças existentes
na perspectiva temporal de futuro (PTF) em estudantes portugueses e
brasileiros a frequentarem o ensino secundário, bem como verificar a relação
desta variável com a instrumentalidade atribuída às disciplinas de português
e matemática e com as estratégias de estudo. Com este objetivo aplicaram-se
os seguintes questionários: Método de Indução Motivacional (MIM),
Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem (LASSI), Método e
o Questionário para Avaliação da Instrumentalidade das disciplinas
escolares. A amostra é constituída por 370 alunos, sendo 292 brasileiros e 78
portugueses a frequentarem o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário
em Portugal e os níveis escolares correspondentes no Brasil.
Os resultados obtidos revelaram que os alunos são fortemente
orientados para o futuro, atribuem elevada instrumentalidade às disciplinas
de português e matemática e adotam estratégias de estudo globalmente
adaptativas. Existem relações positivas entre as variáveis em estudo e as
características sóciodemográficas tidas em consideração (nível sócioeconómico
e religião) mostraram ter um impacto reduzido nos resultados
obtidos. Na discussão dos resultados e na análise das suas implicações para a
intervenção psicológica em contextos educativos foram tidas em
consideração as limitações que esta investigação apresenta. The Time Perspective (TP) makes it possible to categorize, store and recover all the individuals’ personal and social experiences in different temporal categories (Zimbardo &Boyd, 1999). The research about the time perspective shows that the temporal dominant zone strongly influences behaviours and cognitions. Research previously conducted on the orientation to the future in educational contexts shows that it promotes educational success and school adaptation. The present study’s aim is to analyse the actual differences in the Future Time Perspective (FTP) between high school and secondary Portuguese and Brazilian students, as well as to check the relation of this variable with the instrumentality related to Portuguese and Mathematics subjects and study strategies. To achieve this aim, the following enquiries were conducted: Motivational Induction Method (MIM), Learning and Study Strategies Inventory (LASSI), Method and the Assessment of Instrumentality Questionnaire of school subjects. The sample is formed by 370 high school and secondary students, 78 Portuguese and 292 Brazilian in correspondent school levels in Brazil. The results show that students are strongly oriented to the future, attribute high instrumentality to Portuguese and Mathematics subjects and choose study strategies globally adaptive. There are positive relations between the study variables, and the socio-demographic characteristics that were considered (socio-economical level and religion) showed that there is a reduced impact in the final results. In the discussion of the results and in the analysis of their implication on the psychological intervention in educational contexts, the limitations of this study were taken into consideration. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25506 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese - Raquel Leao Teles.pdf | 758.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
1,042
checked on Sep 24, 2024
Download(s) 50
394
checked on Sep 24, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.