Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25480
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRelvas, Ana Paula-
dc.contributor.advisorVilaça, Ana Margarida-
dc.contributor.authorFelício, Irina Laura Garcia-
dc.date.accessioned2014-04-03T15:35:22Z-
dc.date.available2014-04-03T15:35:22Z-
dc.date.issued2013-07-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25480-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica Sistémica, Saúde e Família, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente estudo exploratório tem como principal objetivo analisar a evolução do processo terapêutico em função das etapas do ciclo vital da família. De modo a cumprir esta finalidade foi administrado um conjunto de questionários de avaliação, em dois momentos distintos da terapia (1ª e 4ª sessões), a clientes que recorreram a serviços de terapia familiar e de casal, nomeadamente: o Family Crisis Oriented Personal Evaluation Scales (F-COPES, 1981; McCubbin, Olson, & Larsen); o Quality of Life (QOL, 1982; Olson & Barnes); o Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE, 2010; Stratton, Bland, Janes, & Lask) e o System for Observing Family Therapy Alliances (SOFTA-s, 2002; Friedlander & Escudero). O estudo baseia-se numa amostra portuguesa de 55 clientes, tendo sido analisadas somente três etapas do ciclo vital da família, nomeadamente, as famílias com filhos em idade escolar, filhos adolescentes e filhos adultos. Os resultados revelaram que as “famílias com filhos na escola” apresentaram uma evolução mais positiva em termos da aliança terapêutica (escala global, Envolvimento no processo e Conexão emocional), as “famílias com filhos adultos” demonstraram uma evolução positiva no funcionamento familiar, ao nível da dimensão Dificuldades familiares e, por último, as variáveis sociodemográficas e familiares não demonstraram influenciar os resultados.por
dc.description.abstractThis exploratory study aims to analyze the evolution of the therapeutic process as a function of the stages of the family life cycle. In order to fulfill this purpose, a set of evaluation questionnaires was given to the clients who have used the services of family and couple therapy, on two distinct therapy periods (1st and 4th sessions), namely: the Family Crisis Oriented Personal Evaluation Scales (F-COPES, 1981; McCubbin, Olson, & Larsen); the Quality of Life (QOL, 1982; Olson & Barnes); the Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE, 2010; Stratton, Bland, Janes, & Lask) e and the System for Observing Family Therapy Alliances (SOFTA-s, 2002; Friedlander & Escudero).The study is based on a portuguese sample of 55 clients and analyses only three stages of family life cycle, namely, families with school-age children, teenagers and adult children. The results revealed that the "families with children in school" had a more positive development in terms of the therapeutic alliance (global scale, Engagement in the therapeutic process and Emotional connection), "families with adult children" demonstrated a positive family functioning evolution (Family difficulties) and, lastly, sociodemographic and family variables showed no influence in the results.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiclo vital da famíliapor
dc.subjectAliança terapêuticapor
dc.subjectTerapia familiarpor
dc.titleRelação entre ciclo vital da família e evolução da aliança terapêutica e dinâmica familiar numa amostra de sujeitos em terapia familiar sistémicapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleRelação entre ciclo vital da família e evolução da aliança terapêutica e dinâmica familiar numa amostra de sujeitos em terapia familiar sistémicapor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9011-2230-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese-Irina Felicio_2013.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

971
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

372
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.