Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25465
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dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira de-
dc.contributor.authorCruz, Ana Catarina dos Santos-
dc.date.accessioned2014-04-01T17:49:06Z-
dc.date.available2014-04-01T17:49:06Z-
dc.date.issued2013-09-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25465-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO contexto onde as crianças brincam não é usualmente considerado um fator de promoção do seu desenvolvimento. Com este estudo pretende-se observar em que medida o contexto interior vs exterior introduz aspetos de diferenciação no comportamento do brincar da criança, analisado à luz da resolução de problemas e criatividade. O estudo realizou-se junto a um grupo de 9 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, do jardim-de-infância. As crianças foram observadas em atividades de brincadeira livre em quatro situações em contexto interior e quatro situações em contexto exterior. O registo das observações foi feito através de vídeo e posterior por preenchimento de uma grelha de observação, permitindo apreciar diferenças entre ambos os contextos no comportamento de resolução de problemas e criatividade. Após análise dos resultados obtidos, observaram-se diferenças significativas favoráveis ao contexto exterior indicando que este ambiente se apresenta como um local a considerar para elevar a qualidade educativa a níveis de excelência para o desenvolvimento de competências nas crianças.por
dc.description.abstractThe context where children play isn´t usually considered a promoting factor in its development. This study aims to observe how context introduces aspects of differentiation in the behavior of children´s indoor and outdoor play, analyzed through problem solving and creativity. The study was carried out with a group of 9 pre-school children aged between 3 and 5 years. The children were observed in four indoor free play activities and four outdoor situations. The observations were filmed and noted in an observation table, allowing assess differences between the two contexts. After reviewing the results, significant differences were achieved in outdoor indicating that this environment presents itself as a place of excellence for the development of skills in children.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.titleA importância de brincar no exterior para a resolução de problemas e criatividade: um estudo com crianças em educação pré-escolarpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleA importância de brincar no exterior para a resolução de problemas e criatividade: um estudo com crianças em educação pré-escolarpor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201465787-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4181-2868-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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