Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25457
Title: Défices neurocognitivos na dislexia: uma análise comparativa
Authors: Baptista, Elsa Marisa Vaz 
Orientador: Pereira, Marcelino Arménio Martins
Keywords: Dislexia, criança; Défices neurocognitivos
Issue Date: 17-Sep-2013
Serial title, monograph or event: Défices neurocognitivos na dislexia: uma análise comparativa
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Existem poucos dados disponíveis relativamente ao perfil neurocognitivo das crianças com dislexia de desenvolvimento. Os estudos existentes neste campo focam-se muitas vezes num único domínio, como a linguagem, a memória ou as funções executivas, sendo poucos os que conjugam o estudo das diversas funções. O objetivo do presente estudo consiste na comparação do desempenho de um grupo de crianças disléxicas e um grupo de controlo em diversas funções neurocognitivas. Os participantes são 30 crianças diagnosticadas com dislexia de desenvolvimento e 30 crianças normoleitoras, sem sinalização ou diagnóstico de dificuldades de aprendizagem gerais ou específicas ou outros problemas do neurodesenvolvimento, com idades compreendidas entre os 7 e os 12 anos de idade. O protocolo de avaliação incluiu o Teste de de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura: O Rei, a Escala de Inteligência de Wechsler para crianças e vários subtestes da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra [BANC] com intuito de avaliar a consciência fonológica e aptidões de nomeação rápida de estímulos, a atenção seletiva, dividida e sustentada, a memória verbal e visual a curto prazo, a capacidade de organização visuo-espacial, a flexibilidade cognitiva, a capacidade de planificação e resolução de problemas e a memória de trabalho verbal e espacial. Na análise comparativa, os resultados revelam que as crianças com DD apresentam défices ao nível da consciência fonológica, nomeação rápida, manutenção e focalização da atenção, atenção dividida, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho espacial. As crianças disléxicas apresentam ainda resultados inferiores às crianças do grupo de controlo em termos da memória verbal a curto prazo e da memória de trabalho verbal.
There are few data available concerning the neurocognitive profile of children with developmental dyslexia. The focus of existing research in this field is often a single domain, such as language, memory or executive functions, with few studies that combine the revision of all functions.The aim of the present study is to compare the performance of a group of dyslexic children and a control group on several neurocognitive functions. Participants are 30 children diagnosed with developmental dyslexia and 30 normal readers, without signs or diagnosis of general or specific learning disabilities or other neurodevelopmental problems, aged between 7 and 12 years old. The evaluation protocol included the Test for Assessment of Reading Fluency and Accuracy: The King, the Wechsler Intelligence Scale for Children and several subtests of the Neuropsychological Assessment Battery of Coimbra [BANC] in order to evaluate the phonological awareness, rapid naming of stimuli, selective, divided and sustained attention, verbal and visual short term memory, visuospatial organization, cognitive flexibility, planning, problem solving and, verbal and spatial working memory. In the comparative analysis, the results reveal that children with DD show deficits in phonological awareness, rapid naming, maintenance and focusing of attention, divided attention, cognitive flexibility, and spatial working memory. Dyslexic children also demonstrate underperform in terms of short-term verbal memory and verbal working memory.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, do Desenvolvimento e do Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25457
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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