Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25436
Title: Equidade e desigualdades socioeconómicas no excesso de peso e obesidade infantil em Portugal
Authors: Oliveira, Joana Azevedo 
Orientador: Quintal, Carlota
Keywords: Equidade; Desigualdades socioeconómicas; Obesidade infantil
Issue Date: 18-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Oliveira, Joana Azevedo - Equidade e desigualdades socioeconómicas no excesso de peso e obesidade infantil em Portugal, Coimbra, 2014.
Abstract: A obesidade infantil tornou-se a doença do século XXI, sendo cada vez mais as crianças e adolescentes afetadas por esta patologia. Outro fator que tem sido cada vez mais notório são as desigualdades socioeconómicas que têm afetado a população portuguesa, originando diferentes oportunidades de acesso ao máximo potencial de saúde. É por estes dois motivos que surge este trabalho, que pretende determinar os fatores socioeconómicos determinantes do excesso de peso e obesidade infantil. O estudo usou a base de dados do 4ºInquérito Nacional de Saúde e de forma a avaliar as desigualdades socioeconómicas na distribuição do excesso de peso/obesidade infantil foi utilizada uma regressão logística múltipla, bem como índices e curvas de concentração. Dos 6903 indivíduos, 27,9% apresentam excesso de peso e obesidade, estando esta doença associada a níveis de rendimento mais baixo. As políticas de saúde atuais estão direcionadas para este problema de saúde, é necessário mudar comportamentos, dando especial atenção a crianças e adolescentes.
Description: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlota Quintal.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25436
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho de Projeto - Joana Oliveira .pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.