Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25430
Title: O impacto das diferentes fontes de energia renovável na evolução do preço final de eletricidade para o consumidor doméstico da UE-28
Authors: Ladeira, David Martins 
Orientador: Silva, Patrícia Pereira da
Keywords: Fontes de energia renovável; Preço de eletricidade do consumidor doméstico; Reforma do setor elétrico; Modelo system-GMM
Issue Date: 19-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Ladeira, David Martins - O impacto das diferentes fontes de energia renovável na evolução do preço final de eletricidade para o consumidor doméstico da UE-28, Coimbra, 2014.
Abstract: As reformas que estão a decorrer no setor elétrico, tal como a sua liberalização, a desregulação dos preços, e a crescente quota das fontes de energia renovável (FER) na produção de energia elétrica justificam a renovação do estudo deste setor. Neste contexto, o objetivo principal deste Trabalho de Projeto é avaliar os efeitos destas reformas na evolução do preço pago pelo consumidor doméstico da União Europeia (UE). Assim, inicialmente é feita uma análise descritiva dos indicadores energéticos chave deste setor para a UE-28. De seguida, é desenvolvido um modelo empírico que permite estimar o impacto dessas mesmas variáveis no preço da eletricidade. Para isso, recorre-se a um modelo dinâmico com dados em painel através do método system-GMM proposto por Blundell e Bond (1998) com a correção de Windermeijer (2005), utilizando 24 países da UE no horizonte temporal 1999-2011. As principais conclusões retiradas da análise empírica indicam que os preços do petróleo, o PIBpc, e o poder de mercado têm um impacto positivo e significativo no preço da eletricidade para o consumidor doméstico. Este estudo conclui ainda que a produção de eletricidade através das diversas FER não tem um impacto significativo no preço de eletricidade do consumidor doméstico.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Patrícia Pereira da Silva.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25430
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TP - David Ladeira.pdf993.68 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

512
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 5

3,282
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.