Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25420
Title: Análise do efeito das atividades de IDI nos resultados de uma empresa de base tecnológica
Authors: Filipe, Susana Isabel Ferraria 
Orientador: Augusto, Mário
Tavares, Ricardo
Keywords: Critical Software, S.A.,; Inovação; Inovação de produto; Investigação e desenvolvimento
Issue Date: 20-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Filipe, Susana Isabel Ferraria - Análise do efeito das atividades de IDI nos resultados de uma empresa de base tecnológica, Coimbra, 2014.
Abstract: O presente relatório tem como propósito descrever as diferentes tarefas que foram efetuadas durante o estágio curricular, realizado no departamento financeiro da empresa Critical Software, S.A., no âmbito do Mestrado em Economia, enquadrando-se na temática referente à análise do efeito das atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) nos resultados de uma empresa de base tecnológica. Pretende-se ilustrar de uma forma sucinta o impacto que as atividades de IDI têm nos resultados da Critical Software, S.A., estabelecendo relação com o Sistema de Gestão de IDI implementado pela empresa, do qual adquire certificação. Nas tarefas realizadas, deu-se especial enfoque aos resultados gerados pela inovação através de um report do produto, onde através da análise de diversos indicadores financeiros se podem fazer avaliações a curto e médio prazo para a viabilidade dos projetos em questão. Com o intuito de suprir as limitações dos indicadores utilizados para medir os resultados da inovação de produto em projetos de I&D, foi preparado um inquérito dirigido aos principais responsáveis por cada projeto, sendo as unidades de análise dezasseis projetos de I&D já concluídos. Os resultados obtidos neste relatório demonstram que os produtos são o principal tipo de inovação resultante dos projetos de I&D analisados e que apesar da maioria dos objetivos previstos para os projetos serem concretizados de forma satisfatória, gerarem avanço tecnológico e benefícios de variadas naturezas para a organização, na opinião dos inquiridos, o seu grau de aceitação e inserção no mercado fica aquém do esperado, não tendo ainda um aumento significativo ao nível das vendas ou da produtividade da organização.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Mário Augusto e Ricardo Tavares.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25420
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Susana Filipe.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

395
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

385
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.