Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25408
Title: Gestão estratégica de divulgação de informação : o caso da empresa Critical Software, SA
Authors: Chorosa, Filipa Alexandra Cavaleiro 
Orientador: Gonçalves, Paulo Miguel Marques Gama
Tavares, Ricardo
Keywords: Assimetria de informação; Divulgação informação; Earnings management
Issue Date: 18-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Chorosa, Filipa Alexandra Cavaleiro - Gestão estratégica de divulgação de informação : o caso da empresa Critical Software, SA, Coimbra, 2004.
Abstract: O presente relatório surge paralelamente ao estágio curricular realizado na empresa Critical Software S.A., no departamento financeiro, durante quatro meses, no âmbito do Mestrado em Economia, especialização em Economia Industrial, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O trabalho é composto por uma descrição da entidade de acolhimento e das tarefas aí realizadas, seguido de uma secção teórica de revisão de literatura sobre o tema em estudo, “Gestão Estratégica de Divulgação de Informação. O Caso da Empresa Critical Software, SA.” Posteriormente com base na bibliografia analisada, efectua-se um estudo de caso que pretende interligar as práticas da empresa onde decorreu o estágio com a matéria teórica analisada, sendo que, por fim, se conclui o relatório com uma reflexão sobre o estágio e, também, sobre a matéria em estudo. Na dissertação é efectuada uma análise sobre quais as motivações que levam as empresas a fazer divulgação voluntária de informação e qual o seu eventual impacto junto dos stakeholders da organização, abordando tópicos como: Earnings Management, Teoria da Sinalização, Teoria Positiva da Contabilidade, Perspectiva Baseada nos Recursos, entre outros. O ponto fulcral deste estudo, surge, no decorrer da revisão da literatura, através da análise de várias estratégias associadas à revelação voluntária de informação, podendo estas ser influenciadas pela estrutura organizacional da empresa e pelo conteúdo da informação que se pretende transmitir. Por exemplo, estudos indiciam que as revelações menos positivas ocorrem essencialmente Sexta-feira ao final do dia, numa tentativa de que estas tenham menos impacto junto dos investidores.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Miguel Marques Gama Gonçalves e Ricardo Tavares.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25408
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_de_Estágio.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,377
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

332
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.