Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25405
Title: Prevenção do branqueamento de capitais ao financiamento do terrorismo
Authors: Patrício, Ana Carolina de Oliveira e Silva 
Orientador: Ferreira, José Manuel Bernardo Vaz
Keywords: Banco; Branqueamento de capitais; Financiamento do terrorismo; Compliance
Issue Date: 20-Feb-2014
Publisher: FEUC
Citation: Patrício, Ana Carolina de Oliveira e Silva - Prevenção do branqueamento de capitais ao financiamento do terrorismo
Abstract: Fluxos monetários permanentes fazem com que a economia mundial nunca pare. Numa atividade ininterrupta e constantemente aberta, que aumenta o número de ameaças ao sistema financeiro, com destaque para o Branqueamento de Capitais e o Financiamento do Terrorismo, dois crimes que geram danos profundos em toda a sociedade. Uma vez que, os bancos são umas das vias preferenciais dos criminosos para fazer entrar quantias de dinheiro ilícito na economia legal, estes devem-se precaver, estabelecendo e administrando um processo centralizado para coordenar e aplicar as políticas e procedimentos que permitam deter os fluxos de capitais nocivos. Este programa tem de ser adequado às caraterísticas intrínsecas de cada instituição financeira e à sua dimensão, promovendo o maior conhecimento possível dos seus clientes, de modo a reconhecer atempadamente os riscos relacionados com Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo e tomar as medidas de diligência necessárias para os mitigar. Todavia, se por um lado esta estratégia significa uma diminuição dos riscos de reputação, legal, operacional e de concentração, por outro, pode resultar em custos incrementais significativos, bem como o desvio de tempo dos recursos operacionais para resolver questões legais. É esta dicotomia na escolha entre cumprir todos os requisitos legais ou minimizar os custos operativos bancários, que é a base do trabalho diário da função Compliance.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Manuel Bernardo Vaz Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25405
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
relatorio pbc_cft_final9.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

806
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 5

4,482
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.