Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25384
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Murta, Daniel | - |
dc.contributor.author | Maranhão, Nuno Filipe Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-25T09:35:01Z | - |
dc.date.available | 2014-03-25T09:35:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-21 | - |
dc.identifier.citation | Maranhão, Nuno Filipe Ramos - Alta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritários, Coimbra, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/25384 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Economia (Economia industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Murta. | por |
dc.description.abstract | A possibilidade dos corredores Lisboa/Madrid e Lisboa/Porto serem ligados por um serviço de alta velocidade ferroviária foi estudada, sob o pressuposto de que a modelação da procura por transportes é influenciada pelo tempo de viagem e pela tarifa. Tendo por base a literatura de referência e um quadro de simulações das opções modais mais competitivas, conclui-se pela sua inviabilidade económica. Na ligação Lisboa/Madrid o avião e o comboio de alta velocidade são mais competitivos do que o automóvel privado. Todavia, embora sejam equivalentes no tempo da deslocação porta a porta, o avião é mais competitivo do que o comboio na tarifa o que leva, também, o comboio a uma procura insuficiente. A ligação Lisboa/Porto, por configurar uma deslocação regional, favorece um serviço ferroviário em velocidade elevada, em detrimento da alta velocidade. Embora seja necessário investir na requalificação da Linha do Norte para aumentar a velocidade média do serviço atual, deve-se privilegiar a eficiência geral da rede, porque um serviço que ofereça deslocações porta a porta abaixo das três horas será competitivo com o automóvel, o principal rival neste eixo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | FEUC | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Alta velocidade ferroviária | por |
dc.subject | Caminho de ferro | por |
dc.subject | Rede de alta velocidade | por |
dc.subject | Rede Trans-Europeia de Transportes | por |
dc.subject | Transporte de passageiros | por |
dc.title | Alta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritários | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.identifier.tid | 201479591 | - |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Economics | - |
crisitem.advisor.researchunit | Group for Monetary and Financial Studies | - |
crisitem.advisor.researchunit | CeBER – Centre for Business and Economics Research | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-0302-0547 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nuno_Maranhao_Eco_TP_2014[CD].pdf | 806.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
722
checked on Oct 8, 2024
Download(s) 20
1,558
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.