Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25384
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Murta, Daniel | - |
dc.contributor.author | Maranhão, Nuno Filipe Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-25T09:35:01Z | - |
dc.date.available | 2014-03-25T09:35:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-21 | - |
dc.identifier.citation | Maranhão, Nuno Filipe Ramos - Alta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritários, Coimbra, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/25384 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Economia (Economia industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Murta. | por |
dc.description.abstract | A possibilidade dos corredores Lisboa/Madrid e Lisboa/Porto serem ligados por um serviço de alta velocidade ferroviária foi estudada, sob o pressuposto de que a modelação da procura por transportes é influenciada pelo tempo de viagem e pela tarifa. Tendo por base a literatura de referência e um quadro de simulações das opções modais mais competitivas, conclui-se pela sua inviabilidade económica. Na ligação Lisboa/Madrid o avião e o comboio de alta velocidade são mais competitivos do que o automóvel privado. Todavia, embora sejam equivalentes no tempo da deslocação porta a porta, o avião é mais competitivo do que o comboio na tarifa o que leva, também, o comboio a uma procura insuficiente. A ligação Lisboa/Porto, por configurar uma deslocação regional, favorece um serviço ferroviário em velocidade elevada, em detrimento da alta velocidade. Embora seja necessário investir na requalificação da Linha do Norte para aumentar a velocidade média do serviço atual, deve-se privilegiar a eficiência geral da rede, porque um serviço que ofereça deslocações porta a porta abaixo das três horas será competitivo com o automóvel, o principal rival neste eixo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | FEUC | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Alta velocidade ferroviária | por |
dc.subject | Caminho de ferro | por |
dc.subject | Rede de alta velocidade | por |
dc.subject | Rede Trans-Europeia de Transportes | por |
dc.subject | Transporte de passageiros | por |
dc.title | Alta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritários | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.identifier.tid | 201479591 | - |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Economics | - |
crisitem.advisor.researchunit | Group for Monetary and Financial Studies | - |
crisitem.advisor.researchunit | CeBER – Centre for Business and Economics Research | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-0302-0547 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nuno_Maranhao_Eco_TP_2014[CD].pdf | 806.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.