Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25384
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMurta, Daniel-
dc.contributor.authorMaranhão, Nuno Filipe Ramos-
dc.date.accessioned2014-03-25T09:35:01Z-
dc.date.available2014-03-25T09:35:01Z-
dc.date.issued2014-02-21-
dc.identifier.citationMaranhão, Nuno Filipe Ramos - Alta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritários, Coimbra, 2014.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25384-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia (Economia industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Murta.por
dc.description.abstractA possibilidade dos corredores Lisboa/Madrid e Lisboa/Porto serem ligados por um serviço de alta velocidade ferroviária foi estudada, sob o pressuposto de que a modelação da procura por transportes é influenciada pelo tempo de viagem e pela tarifa. Tendo por base a literatura de referência e um quadro de simulações das opções modais mais competitivas, conclui-se pela sua inviabilidade económica. Na ligação Lisboa/Madrid o avião e o comboio de alta velocidade são mais competitivos do que o automóvel privado. Todavia, embora sejam equivalentes no tempo da deslocação porta a porta, o avião é mais competitivo do que o comboio na tarifa o que leva, também, o comboio a uma procura insuficiente. A ligação Lisboa/Porto, por configurar uma deslocação regional, favorece um serviço ferroviário em velocidade elevada, em detrimento da alta velocidade. Embora seja necessário investir na requalificação da Linha do Norte para aumentar a velocidade média do serviço atual, deve-se privilegiar a eficiência geral da rede, porque um serviço que ofereça deslocações porta a porta abaixo das três horas será competitivo com o automóvel, o principal rival neste eixo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAlta velocidade ferroviáriapor
dc.subjectCaminho de ferropor
dc.subjectRede de alta velocidadepor
dc.subjectRede Trans-Europeia de Transportespor
dc.subjectTransporte de passageirospor
dc.titleAlta velocidade ferroviária em Portugal : viabilidade económica do transprte de passageiros nos eixos prioritáriospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201479591-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0302-0547-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Nuno_Maranhao_Eco_TP_2014[CD].pdf806.66 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.