Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/25162
Title: O Museu da Água da EPAL: Rentabilização Cultural do Reservatório da Patriarcal e da Galeria do Loreto
Authors: Almeida, Daniel 
Orientador: Nunes, João
Henriques, Mariana
Keywords: património cultural; gestão; rentabilização; núcleos; Patriarcal; Loreto
Issue Date: 28-Jan-2014
Abstract: Polinucleado, o Museu da Água da EPAL representa hoje um testemunho de como os nossos antepassados, ao longo de vários séculos, se debateram na procura eterna de água potável. Sob a forma de património cultural edificado, o notável legado existente tem uma forte presença na cidade de Lisboa embora uma quarta parte esteja praticamente escondida. Neste presente trabalho propõe-se o conhecimento da história do abastecimento de água a Lisboa, o diverso e vasto património preservado, o papel do Museu quanto à educação pelo património e as características de cada núcleo, o estado dos Acervos Histórico e Museológico, a gestão e a política cultural pelas empresas gestoras do abastecimento, e o posicionamento do Museu e do Arquivo Histórico na empresa. Numa abordagem mais específica, é apresentada uma proposta de renovação e gestão transversal a todo o Museu com uma incidência particular para um núcleo e uma galeria subterrânea: o Reservatório da Patriarcal e a Galeria do Loreto.
With four facilities, EPAL Water Museum represents today a testimony of our ancestors, over several centuries, struggled in eternal search of drinking water. In the form of built cultural heritage, the outstanding existing legacy has a strong presence in the city of Lisbon although a fourth part is practically hidden. In this present work, we propose the knowledge of the history of the water supply to Lisbon, the diverse and vast preserved heritage, the Museum role in education through heritage and the characteristics of each facility, the state of Historical collections, management and cultural policy by managing supply companies, and the positioning of the Museum and Historical Archive in company. In a more specific approach, we present proposes for a renewal management across the Museum with a particular incidence to a facility and a subterranean gallery: the Patriarchal Reservoir and the Loreto Gallery.
Description: Relatório de estágio em Gestão e Programação do Património Cultural apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/25162
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio.pdf7.65 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

339
checked on Sep 21, 2020

Download(s) 50

301
checked on Sep 21, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.