Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25041
Title: As TICs na Educação do Campo: Uma análise da situação do estado do Rio de Janeiro
Authors: Augusto, Katja 
Orientador: Cunha, Isabel
Santos, Ramofly
Keywords: TICs; Inclusão digital; Meio rural; Educação do Campo; Brasil
Issue Date: 10-Jul-2014
Citation: AUGUSTO, Katja Pryscilla Cunha Martins - As TICs na educação do campo: uma análise da situação do estado do Rio de Janeiro. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/25041
Abstract: Esta tese tem como objetivo principal medir a urgência na promoção da inclusão digital nas comunidades e nas escolas situadas nas áreas rurais do estado do Rio de Janeiro (Brasil). O meio rural brasileiro é maioritamente caraterizado pela carência de infraestrutura e de serviços de qualidade e por elevados índices de baixa escolaridade e pobreza, quando comparados com o meio urbano. Consideramos que, nas comunidades rurais, a escola assume uma função social mais significativa que nos centros urbanos, pela simples razão de a escola ser, frequentemente, o único local disponível para adquirir conhecimento e informação. É com base neste pressuposto que nos debruçamos sobre a importância da escola rural estar equipada com as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para promover a inclusão digital das crianças e jovens que a frequentam. Para que isto seja possível, é primordial que os professores estejam preparados para trabalhar com as TICs em sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem. Para o desenvolvimento desta tese, são abordados, primeiramente, assuntos mais gerais, como a globalização e suas consequências, a dimensão da sociedade da informação e da comunicação a nível mundial, e a questão das TICs no processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que esta investigação é referente ao Brasil, trabalhamos a construção da sociedade de informação daquele país e procuramos traçar o atual quadro das TICs no âmbito de todo o território brasileiro, salientando a diferença entre a realidade urbana e a rural. Como este trabalho é relativo ao meio rural, abordamos, numa perspetiva história, a questão agrária e a luta pela terra travada pelas populações rurais, com o intuito de termos uma melhor compreensão sobre a sua realidade, necessidades, reivindicações, interesses e perspetivas. E uma vez que esta tese se centra na questão educativa, debatemos a demanda dos movimentos sociais rurais por uma educação diferenciada para as populações rurais e as respetivas conquistas políticas e legislativas. Além disso, descrevemos as iniciativas em favor da educação do campo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Por fim, com base em entrevistas, procuramos traçar o quadro sobre a disponibilidade das TICs nas áreas rurais do estado do Rio de Janeiro e nas respetivas escolas e debater a forma como a Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ trabalha as TICs ao longo do curso. Face ao resultado do diagnóstico, tentamos apresentar propostas com vista a diminuir a fratura digital entre meio rural e a cidade.
This thesis has as main aim to mesure the urgency to promote the digital inclusion of the communities and schools of the rural areas of Rio de Janeiro state (Brazil). The Brazilian rural area is majority characterized by the lack of infrastructure and quality services and by the high levels of low education and poverty, when compared with urban areas. We consider that, in rural communities, the school has a more significative social role then in urban areas, because the school is often the only local available to get knowledge and information. It is based on this pretext that we address the importance of rural schools being equipped with information and communication technologies (ICTs) to promote digital inclusion of kids and teenagers. To make this posible, it is important that teachers are prepared to deal with ICTs during the classes and teaching-learning process. For the development of this thesis, we approach, firstly, more general subjets, such as globatisation and its consequences, the dimension of information and communication society at a worl-wide perspective, and the ICTs at teaching-learning process. As this research is about Brazil, we address the construction of information society of that country e we seek to draw the current situation of ICTs in all Brazilian territory, enphasizing the diference between the urban and rural reality. As this work is related to rural area, we address, in a historical perspective, the agrarian problem and the land struggle established by rural people, with the intention to understand better their reality, needs, demands, interests and perspectives. And as this thesis focus on educational question, we debate the rural social movements' demand for a differentiated education and the respective political and legal achievements. Besides, we describe the iniciatives in favor of this differentiated education developed by municipal bureau for education of Nova Iguaçu and by tRio Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ). Finaly, based on enterviews, we seek to draw the current situation of ICTs in rural areas of Rio de Janeiro state and in respectives schools and to debate the way how Educação do Campo Bachelor of UFRRJ deal with ICTs during the study. According to the diagnosis, we try to present suggestions with the intension to decrease the digital divide between rural area and the citie.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25041
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Comunicação - Teses de Doutoramento

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