Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/24975
Title: Distância psíquica e seus efeitos sobre o fluxo de exportações dos estados brasileiros
Authors: Oliveira, Tereza Maria De
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Distância psíquica
Exportação
Redes neurais
Regressão linear
Comércio internacional
Estados brasileiros
Psychic distance
International trade
Neural network
Regression analysis
Brazilian states
Export
Issue Date: 3-Oct-2014
Citation: OLIVEIRA, Tereza Maria de - Distância psíquica e seus efeitos sobre o fluxo de exportações dos estados brasileiros [em linha]. Coimbra : [s.n], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW <http://hdl.handle.net/10316/24975>
Abstract: Em 1956, Beckerman afirmou existir um fator comportamental a influenciar a maneira pela qual os vendedores em um dado país enxergam os seus clientes como “mais próximos” do que a verdadeira distância geográfica e econômica. Ele acreditava que fatores como as dificuldades ou as facilidades de se entender uma língua estrangeira, a disponibilidade de transporte aéreo para uma localidade específica ou a existência de uma relação previamente estabelecida, por exemplo, poderiam alterar esta percepção. Tal sensibilidade aos fatores que podem impedir ou dificultar o livre exercício das transações internacionais é denominada distância psíquica. A partir dessa inquietação de Beckerman os estudos na área dos negócios internacionais se voltaram para investigar qual e se há impacto (s) da distância psíquica nos diversos aspectos do comércio internacional. Nesse sentido, esta tese apresenta como preocupação central a seguinte questão: como o fluxo de exportações dos estados brasileiros, nos últimos anos, pode ter sido influenciado pela distância psíquica nas suas diversas dimensões? Utilizando a modelagem de redes neurais e a análise se regressão linear múltipla foi possível evidenciar que a distância psíquica tem alguma importância no volume de exportações dos Estados brasileiros embora haja a suspeita de que esta influência possa estar a subsumir-se, possivelmente, devido à globalização. Os testes realizados com modelagens consideradas complementares evidenciaram dúvidas quanto aos pressupostos da linearidade das relações apresentadas nos modelos tradicionais, uma vez que há a desconfiança de que a natureza da relação entre distância psíquica e comércio internacional seja uma relação unicamente linear como as modelagens habituais sugerem. A modelagem por redes neurais, por outro lado, que não pressupõe a linearidade das relações, mostrou que as variáveis não se comportam como um continuum mas podem ter efeitos contrários consoante o polo em que se encontrem: proximidade ou distância psíquica. Todavia, o seu verdadeiro efeito só pode ser testado recorrendo a uma lógica alternativa. Os resultados dos testes de regressão linear com e sem efeitos quadráticos mostraram que várias variáveis podem não ter uma relação linear com a variável dependente, ou seja, com o volume de exportação, podendo até essas relações serem do tipo mista. Portanto, o que se pode afirmar é que há evidências de que a distância psíquica possui, ainda, influência nas relações de comércio exterior como suspeitava Beckerman, ainda que a dimensão económica dos países de destino possa prevalecer. No entanto, quase sessenta anos depois, a magnitude, as características e os determinantes desta influência ainda permanecem uma incógnita e podem estar a dissipar-se ou a mudar as suas características e os seus impactos.
In 1956, Beckerman stated there is a behavioral factor influencing the way companies perceive their customers as "closer", in a given country, rather than the true geographical and economic distance. He believed that factors such as the difficulties or the facilities to understand a foreign language, the availability of air travel to a specific location or the existence of a previously established relationship could change this perception. The sensitivity to the factors that may hinder the free execution of international transactions is named psychic distance. Beckerman´s studies in international business lead to an investigation in how and if there is (are) impact (s) of psychic distance in the different aspects of international trade. This dissertation presents as a central concern the following question: how the flow of Brazilian states´ exports may have been influenced by psychic distance in its different dimensions, in recent years? Based on different statistical modeling like neural networks and multiple linear regression we have found out that psychic distance has some importance in explaining the volume of exports of Brazilian states. However, there is a suspicion that this influence may be decreasing, possibly due to globalization. Tests conducted with these complementary models have presented doubts concerning the assumptions of the linearity of the relationships presented in the traditional models. There are doubts that the nature of the relationship between psychic distance and international trade is linear, as suggested by the usual models. On the other hand, the neural networks modeling, which does not require the assumption of linearity of relationships, has revealed that the variables do not behave as a continuum. But they may have adverse effects, depending on the pole on which they are: psychic proximity or psychic distance. However, its actual effect can only be tested using an alternative modeling. The results of linear regression tests, with and without quadratic effects, have showed that several variables may not have a linear relationship with the dependent variable, ie, the volume of exports. Therefore, the relationships between them may even be of a mixed type. As Beckerman suspected, there is evidence that psychic distance has influence on foreign trade relations although the importance of the countries destination´s economy may prevail. However, nearly sixty years later, the magnitude, characteristics and determinants of this influence remain elusive and they may be dissipating or changing their characteristics and impacts.
Description: Tese de Doutoramento em Gestão de Empresas, especialidade Estratégia, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/24975
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