Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24892
Title: Toxicodependência : o caso da comunidade terapêutica arco-íris
Authors: Henriques, Tatiana Isabel Monteiro 
Orientador: Peixoto, Paulo
Keywords: Comunidade terapêutica; Droga; Toxicodependência; Reinserção; Coimbra
Issue Date: 27-Sep-2013
Publisher: FEUC
Citation: Henriques, Tatiana Isabel Monteiro - Toxicodependência : o caso da comunidade terapêutica arco-íris. Coimbra, 2013.
Abstract: O presente relatório é resultado de um estágio realizado na Comunidade Terapêutica Arco-íris em Coimbra, entre o dia 10 de Setembro de 2012 e o dia 10 de Janeiro de 2013. O estágio permitiu um contato direto com o tema da toxicodependência e um aprofundamento técnico e teórico dos conceitos. O relatório de estágio aqui apresentado, foi elaborado no âmbito do mestrado em Sociologia, com o intuito de abordar a toxicodependência em contexto de Comunidade. A Comunidade tem como principais funções o tratamento e reinserção de toxicodependentes assim como promover a qualidade de vida dos utentes. Para se entender a toxicodependência é necessário entender que se trata de um problema social, já que constitui um desvio comportamental daquilo que a sociedade cria. A adolescência e a puberdade são os períodos mais propícios a estes desvios. Com este estudo observa-se que as Comunidades Terapêuticas podem ser locais de grande importância, no sentido em que proporcionam aos utentes uma vida quotidiana favorável à sua inserção. Por outro lado Portugal apresenta políticas que ajudam na inserção e no tratamento de toxicodependentes. Assim, torna-se mais fácil para aqueles que se querem realmente tratar e voltar a uma vida sem consumos.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paulo Peixoto.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24892
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tatiana Henriques.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,387
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 5

8,129
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.