Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24890
Title: Organização e Gestão da Manutenção em Estabelecimentos de Ensino
Authors: Vieira, Ana Carla Vicente 
Orientador: Cardoso, António João Marques
Issue Date: 16-Apr-2014
Citation: VIEIRA, Ana Carla Vicente - Organização e gestão da manutenção em estabelecimentos de ensino. Coimbra : [s.n.], 2014. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/24890
Abstract: Apesar da evidente necessidade de preservar as instalações e equipamentos dos edifícios escolares, países como Portugal apresentam orçamentos insuficientes para a sua concretização, o que, não raras vezes, resulta na deterioração irreversível de edifícios escolares e em equipamentos que se vão deteriorando até ao ponto de ser obrigatória a sua integral substituição. Assim, é de extrema importância ponderar novas oportunidades de acção e antecipar a resolução de problemas, pelo que se torna preponderante o acesso a informação detalhada, actualizada e precisa acerca dos edifícios, respectivos sistemas e equipamentos, bem como acerca da forma como os mesmos são geridos. Neste contexto, esta dissertação apresenta um estudo acerca da organização e gestão da manutenção de instalações e equipamentos fixos afectos ao funcionamento de instituições de ensino nacionais. Apresenta-se a metodologia seguida para caracterizar a situação nacional no que respeita à idade e ao estado de preservação das organizações escolares, às políticas e estratégias de manutenção seguidas, em especial para as acções de manutenção directamente relacionadas com a segurança dos utentes, bem como ao peso de tais acções nos custos totais de operação das instalações e a sua influência na garantia e promoção das condições de conforto, bem-estar e segurança de pessoas e bens. Detalha-se a abordagem sugerida para instituições do Ensino Básico dos 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário, bem como algumas das condicionantes específicas que determinaram a abordagem às restantes instituições de ensino não superior. Apresenta-se também o caso particular de aplicação das ferramentas desenvolvidas para uma instituição do Ensino Superior. Os resultados apresentados referem-se à caracterização das escolas onde se lecciona o Ensino Secundário e a uma instituição de Ensino Superior. O estado da arte está dividido pelos vários capítulos da dissertação. No capítulo introdutório, apresenta-se o potencial de aplicação da engenharia de gestão de manutenção, neste caso, como suporte à organização e gestão da manutenção de instalações – equipamentos fixos, instalações técnicas e estruturas de edifícios – afectas ao funcionamento de estabelecimentos de educação e de ensino.No capítulo seguinte apresenta-se uma pesquisa documental sobre as políticas organizativas e de gestão aplicadas, em Portugal, a estabelecimentos públicos de educação e ensino. As políticas organizativas e de gestão referidas condicionam a organização e gestão da manutenção de estabelecimentos de ensino pelo que, no mesmo capítulo, se apresenta o estudo da situação nacional e a comparação desta com a situação de outros países. Os cenários identificados na pesquisa realizada permitiram o desenvolvimento de ferramentas de recolha de dados, apresentadas no Capítulo 3. Refere-se a modelação da estrutura dos vários questionários referentes a cada nível de ensino, a qual teve por base as especificidades e condicionantes características de cada um, com ênfase para os equipamentos fixos instalados, instalações e estrutura dos edifícios. No mesmo capítulo apresenta-se o processo de recolha de dados. Descreve-se o método seguido para avaliação e validação das ferramentas de recolha de dados investigadas e, ainda, o procedimento seguido para validação dos dados e avaliação da consistência dos mesmos.A posterior análise dos dados, que se apresenta no Capítulo 4, tem em consideração factores que condicionam a escolha de estratégias de manutenção, nomeadamente a idade e o estado de preservação das instalações, sistemas ou equipamentos, bem como inspecções legais obrigatórias relativas a condições de segurança. A análise dos dados recolhidos serve de base para o desenvolvimento e validação de modelos conceptuais de caracterização. Por sua vez, os modelos conceptuais permitem simular a implementação das estratégias de manutenção e das políticas de organização e gestão de manutenção mais adequadas a cada nível de ensino. Discute-se a evolução do sector educativo face às principais conclusões do estudo e exploram-se potenciais economias de escala de pequenas alterações nos modelos de gestão e administração escolares. Serão investigados métodos e sistemas que optimizem a utilização dos recursos disponíveis, nomeadamente no que diz respeito à optimização do planeamento das actividades a desenvolver, recorrendo a aplicações computacionais, com capacidade para análise relacional, para gestão da informação relevante para a manutenção e com uma definição clara de prioridades atribuídas às actividades de manutenção. Finalmente, no quinto capítulo apresentam-se as observações e conclusões que, conjuntamente com a lista de referências e apêndices, complementam a dissertação.
Despite the importance of building and infrastructures maintenance and its role in cost control, savings in materials and lifetime enlarging of equipment and facilities, maintenance in service organizations is often still regarded as a disturbing factor only. Since the resources dedicated to the maintenance and operation of school buildings infrastructures come mainly from the state budget, during tight financial times the maintenance and operation budgets are frequently among the first cuts. Public schools infrastructures often resent themselves from this philosophy, presenting in some cases precocious degradation, generally as the result of the priority on allocating funds to items that directly affect education. This thesis presents a study regarding Portuguese Educational Buildings’ maintenance management and organization, namely the methodology used to characterize the condition of Portuguese educational institutions concerning age and state of conservation of the buildings, human and material resources management, policies, maintenance strategies for installations and equipment maintenance management. It was decided to evaluate separately the situation for each level of education, in terms of not only maintenance management, but also regarding building characteristics, building systems, safety improvements and technology. Since it was not available any survey of the Portuguese Educational System, referring to those areas in particular, several questionnaires have been developed, to be answered by each school board or institution responsible, with the aim of collecting information for later analysis. The first chapter presents the promising prospect from the application of maintenance management engineering to school institutions, namely to fixed equipment and building structure. The following chapter is dedicated to present the Portuguese governmental structure that directly regulates the educational system, as well as its changes over the past decades. Examples of other counties perceptions regarding school buildings maintenance are outlined, discussed and compared with the Portuguese identified scenario. The specificity of the Portuguese several levels of education refers not only to pedagogical practices but also to spaces, installations and equipment policies management, human and material resources management, as well as financial and administrative management. The developed questionnaires, presented in the third chapter, were modelled according to the abovementioned specificity. This chapter also presents a detailed description of the several stages of the study reported in this document, from the enquiry elaboration to the data gathering. In the fourth chapter, some results of the analysis carried out to the gathered global data are described. Besides the results of the global analysis performed to the gathered data, the results of more specific analysis are also mentioned, according to the different levels of education. Due to the length of the performed analysis, it was decided to just refer the aspects considered to be most important. This thesis ends in the fifth chapter, with the presentation of observations and conclusions related with the developed work, conjointly with a list of f references and appendices.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica, na especialidade de Sistemas de Energia, apresentada ao Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/24890
Rights: openAccess
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