Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24819
Title: Modelos de negócio implementados pelas ESCO : o caso ISA
Authors: Pereira, António José Teixeira Monteiro 
Orientador: Barata, Eduardo Jorge Gonçalves
Keywords: Eficiência energética; Empresas de Serviços energéticos.
Issue Date: 26-Sep-2013
Publisher: FEUC
Citation: Pereira, António José Teixeira Monteiro. - Modelos de negócio implementados pelas ESCO : o caso ISA. Coimbra, 2013
Abstract: O presente Relatório insere-se no âmbito do estágio curricular na área Business Development da unidade de negócio energética da ISA – Intelligent Sensing Anywhere, SA, realizado entre os dias 15 de março e 5 de julho de 2013, integrado no Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. As razões pelas quais o mercado ESCO – Energy Service Companies ainda não alcançou o destaque que muitos autores preveem devem ser destacadas como o principal objeto de pesquisa deste trabalho. Os contributos apresentados para enquadrar esta problemática permitem igualmente ajudar a perceber a posição da ISA neste mercado. O Relatório compreende três partes. Na primeira faz-se uma apresentação da empresa e do estágio. Na segunda propõe-se um enquadramento teórico do tema, com destaque para os modelos de negócio implementados pelas ESCO e para as principais fontes de financiamento em que estes assentam. Finalmente explora-se um caso de estudo, a partir do qual se procura traçar contributos para uma visão crítica da estratégia da ISA Energy no contexto das ESCO.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Eduardo Barata.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24819
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
capa.pdf66.37 kBAdobe PDFView/Open
Folha_de_rosto.pdf152.6 kBAdobe PDFView/Open
Relatório Estágio.pdf620.83 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

387
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

338
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.