Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24638
Title: O ciberespaço e a mutação da realidade ou como este novo campo de atuação modifica as relações internacionais
Authors: Pereira, Joana Maria Gomes 
Orientador: Barrinha, André
Keywords: Soberania; Segurança; Ciberespaço; Estatocentrismo
Issue Date: 23-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Pereira, Joana Maria Gomes - O ciberespaço e a mutação da realidade ou como este novo campo de atuação modifica as relações internacionais. Coimbra, 2013
Abstract: Embora só recentemente tenha começado a fazer parte das agendas políticas dos mais importantes estados e organizações internacionais, o ciberespaço ocupa hoje um importante espaço nas prioridades da comunidade internacional. O objetivo do projeto que aqui se apresenta é o de perceber se o ciberespaço influi nos princípios estruturantes (segurança e estatocentrismo) das RI de forma contundente (podendo levar, nomeadamente, à inutilidade de um sistema inter-estatal); ou, se pelo contrário, o ciberespaço tem vindo a ser apropriado pelos princípios e práticas estruturantes da ordem internacional, levando à apropriação forçada de uma dinâmica tecnológica que, por natureza, não obedece às lógicas estanques promovidas por essas mesmas estruturas. Em termos teóricos, esta dissertação conjuga um quadro teórico-metodológico assente no construtivismo crítico e na metodologia dos jogos de linguagem de Karin Fierke (1996; 2002; 2005), com uma abordagem teórico-normativa baseada no conceito de sociedade de risco do sociólogo alemão Ulrich Beck (1992, 2000, 2002, 2006a, 2006b, 2009; Beck et. al., 1995). A combinação destas duas abordagens permite caracterizar o fenómeno do ciberespaço como correspondendo a uma modernidade tardia que, supostamente, não se adequa às clássicas dinâmicas inter-estatais do sistema internacional ao mesmo tempo que permite, através dos jogos de linguagem, perceber como é essa adequação potencialmente anacrónica, é operada politicamente.
Description: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos da Paz e da Segurança), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação André Barrinha.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24638
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
JoanaPereira_DissertaçãoMestrado.pdf796.95 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

544
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

428
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.