Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24624
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Celeste Romualdo-
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Paulo Sérgio-
dc.date.accessioned2013-12-09T17:57:24Z-
dc.date.available2013-12-09T17:57:24Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24624-
dc.descriptionDissertação de mestrado em ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada ao Departamento Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO trabalho desenvolvido por um Professor não se limita à leccionação dos conteúdos constantes nos programas das disciplinas. Há um conjunto de práticas que conduzem ao objectivo final de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, como a planificação de toda a leccionação, a escolha das estratégias a adoptar e das actividades a desenvolver, a construção dos materiais didáticos e o processo avaliativo. Todas estas tarefas devem ter um efeito na evolução do aluno e na relação que este estabelece com o Professor. Este estudo evidencia o trabalho desenvolvido por um Professor estagiário durante o estágio pedagógico e prática de ensino supervisionada nos subtemas Mecanismos de evolução e Ocupação antrópica e problemas de ordenamento, considerados no Programa de Biologia e Geologia para o 11º ano de escolaridade do curso Cientifíco-Humanístico de Ciências e Tecnologia. Pretende-se relatar as experiências que ocorreram durante o estágio pedagógico, apresentar os resultados do que foi realizado e relacionar a prática docente com a investigação educacional, através da colocação de questões.A consecução destes objetivos recorreu às etapas normais do trabalho docente, já referidas, com os resultados a provirem da realização, pelos alunos, das fichas de avaliação (pré e pós-teste) e das provas de avaliação sumativa interna, tendo o tratamento e a análise dos dados permitido concluir que a lecionação dos subtemas foi bem-sucedida. Os alunos mostraram ter uma maior consciencialização em relação ao tema da evolução, evidenciando mudanças concetuais, embora tenha sido detetada alguma dificuldade na aplicação e interpretação de uma linguagem científica correta. Ficou também patente que os alunos já possuíam conhecimentos prévios sobre zonas de vertente e movimentos em massa, embora, e tal como em Biologia, tenham sentido dificuldades em interpretar textos e imagens e em responder a questões de resposta restrita. Relativamente ao preenchimento das fichas de avaliação, os alunos demonstram pouco interesse, embora se considere que é importante para os processos de ensino e aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEstratégias e atividadespor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectGeologiapor
dc.subjectMecanismos de evoluçãopor
dc.subjectOcupação antrópicapor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadopor
dc.subjectProfessor estagiáriopor
dc.subject11º anopor
dc.titleUm olhar sobre o ensino e a aprendizagem dos mecanismos de evolução biológica e da ocupação antrópica e problemas de ordenamentopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201669927-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7922-0000-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8761-2151-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório v3.pdf10.65 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

409
Visto em 15/out/2024

Downloads 20

1.835
Visto em 15/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.