Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/24624
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Celeste Romualdo-
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Paulo Sérgio-
dc.date.accessioned2013-12-09T17:57:24Z-
dc.date.available2013-12-09T17:57:24Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/24624-
dc.descriptionDissertação de mestrado em ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada ao Departamento Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO trabalho desenvolvido por um Professor não se limita à leccionação dos conteúdos constantes nos programas das disciplinas. Há um conjunto de práticas que conduzem ao objectivo final de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, como a planificação de toda a leccionação, a escolha das estratégias a adoptar e das actividades a desenvolver, a construção dos materiais didáticos e o processo avaliativo. Todas estas tarefas devem ter um efeito na evolução do aluno e na relação que este estabelece com o Professor. Este estudo evidencia o trabalho desenvolvido por um Professor estagiário durante o estágio pedagógico e prática de ensino supervisionada nos subtemas Mecanismos de evolução e Ocupação antrópica e problemas de ordenamento, considerados no Programa de Biologia e Geologia para o 11º ano de escolaridade do curso Cientifíco-Humanístico de Ciências e Tecnologia. Pretende-se relatar as experiências que ocorreram durante o estágio pedagógico, apresentar os resultados do que foi realizado e relacionar a prática docente com a investigação educacional, através da colocação de questões.A consecução destes objetivos recorreu às etapas normais do trabalho docente, já referidas, com os resultados a provirem da realização, pelos alunos, das fichas de avaliação (pré e pós-teste) e das provas de avaliação sumativa interna, tendo o tratamento e a análise dos dados permitido concluir que a lecionação dos subtemas foi bem-sucedida. Os alunos mostraram ter uma maior consciencialização em relação ao tema da evolução, evidenciando mudanças concetuais, embora tenha sido detetada alguma dificuldade na aplicação e interpretação de uma linguagem científica correta. Ficou também patente que os alunos já possuíam conhecimentos prévios sobre zonas de vertente e movimentos em massa, embora, e tal como em Biologia, tenham sentido dificuldades em interpretar textos e imagens e em responder a questões de resposta restrita. Relativamente ao preenchimento das fichas de avaliação, os alunos demonstram pouco interesse, embora se considere que é importante para os processos de ensino e aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEstratégias e atividadespor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectGeologiapor
dc.subjectMecanismos de evoluçãopor
dc.subjectOcupação antrópicapor
dc.subjectPrática de ensino supervisionadopor
dc.subjectProfessor estagiáriopor
dc.subject11º anopor
dc.titleUm olhar sobre o ensino e a aprendizagem dos mecanismos de evolução biológica e da ocupação antrópica e problemas de ordenamentopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201669927-
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.parentdeptUniversidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitMARE - Marine and Environmental Sciences Centre-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8761-2151-
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório v3.pdf10.65 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

202
checked on Oct 20, 2020

Download(s) 20

852
checked on Oct 20, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.