Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24592
Title: Matriz input-output e estimação do comércio inter-regional : um estudo para a Região Centro
Authors: Sargento, Ana Lúcia Marto 
Orientador: Ramos, Pedro
Issue Date: 2002
Publisher: FEUC
Citation: Sargento, Ana Lúcia Marto - Matriz input-output e estimação do comércio inter-regional : um estudo para a Região Centro. Coimbra, 2002.
Abstract: Com o presente trabalho pretendemos concretizar fundamentalmente dois objectivos: em primeiro lugar, construir uma matriz de Input-Output para a Região Centro portuguesa e, em segundo lugar, estimar os fluxos de comércio estabelecidos entre esta Região e o resto do país. A construção da matriz de Input-Output é, por si só, um propósito que para nós se reveste de extrema importância, dado que, por um lado, a sua concretização proporciona uma fonte de informação essencial sobre a Região Centro, que vem complementar a informação estatística disponibilizada pelas Contas Regionais do INE. Por outro lado, com a inversão desta matriz é possível obter multiplicadores que permitem avaliar a sensibilidade da economia da Região Centro a alterações exógenas na procura final. A matriz de Input-Output para a Região Centro foi obtida a partir do Quadro de Entradas e Saídas nacional, utilizando métodos indirectos de regionalização; no entanto, foi possível trabalhar, na maioria das estimativas, com um considerável grau de desagregação: 291 produtos e 276 ramos de actividade. No que toca à obtenção do comércio inter-regional, a pertinência deste objectivo justifica-se pelo papel preponderante que estas trocas desempenham ao nível das regiões, dada a reduzida dimensão e forte grau de especialização que geralmente caracterizam estes espaços. Apesar da importância que este tema assume, não se encontra a correspondente preocupação da parte da informação disponível; de facto, não existem dados estatísticos sobre o comércio inter-regional. Sendo assim, a estimação do comércio inter-regional é, neste trabalho, conseguida a partir de duas metodologias alternativas: o método Input-Output, em que as exportações inter-regionais (líquidas de importações) são identificadas com a diferença entre o Total de Recursos e o Total de Aplicações da matriz de Input-Output estimada e o método correntemente designado na literatura por método dos Quocientes de Localização. Os resultados que obtivemos para os fluxos de comércio entre a Região Centro e o resto do país revelaram-se consistentes com a percepção que temos sobre a realidade económica da Região. Além disso, verificámos que o método Input-Output – ainda que baseado em estimativas – é vantajoso relativamente ao método dos Quocientes de Localização em termos dos resultados gerados, dado que observa efectivamente a oferta e procura dos produtos na Região Centro, enquanto o último método assume hipóteses restritivas sobre esses valores, nomeadamente que a estrutura da procura pelos produtos da Região é idêntica à do país.
Description: Dissertação de mestrado em Economia apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Pedro Ramos
URI: https://hdl.handle.net/10316/24592
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese completa e final.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

625
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,389
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.