Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica 2,3 doutora Maria Alice Gouveia junto da turma do 8º ano no ano letivo de 2012-2013
Authors: Cardoso, Bruno José Duarte 
Keywords: Ensino da educação física;Estágio pedagógico;Formação de professores
Issue Date: 2013
Abstract: O Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na turma do 8ºA da Escola Básica 2,3 Doutora Maria Alice Gouveia, durante o ano letivo 2012/2013, pretendendo assim englobar toda a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante o estágio. O Estágio Pedagógico constituiu a componente prática da aplicação dos saberes adquiridos durante a formação inicial através do envolvimento nas atividades letivas, permitindo uma aquisição de saberes relacionados com o como ensinar e como agir profissionalmente aliados a uma consciencialização das ações didáticas e pedagógicas no sentido de criar condições para a construção de conhecimento pedagógico de conteúdo. A transição entre a teoria e a prática só é possível com a exercitação do cargo de docente e com a aplicação de um olhar crítico sobre o contexto real de prática pedagógica, utilizando os meios mais eficazes para o desenvolvimento de aprendizagens significativas dada a especificidade da realidade imposta. Neste documento abordaremos os objetivos iniciais de formação, a planificação do trabalho desenvolvido, a definição de estratégias e a avaliação de todo um processo que respeita uma estrutura metodológica visando, não só, a formação profissional, como também, o sucesso na condução do processo de ensino-aprendizagem e sobretudo, a promoção do sucesso na aprendizagem dos alunos, através do alcance dos objetivos propostos para o desenvolvimento das suas capacidades. Na parte final do relatório será também desenvolvida a temática: “Evolução da Força nas Aulas de Educação Física ao Longo do 2º Período”. The Internship Report is the culmination of a training stage developed under the Teacher Training, conducted in the 8th A class on the 2/3 Doutora Maria Alice Gouveia Basic School, during the school year of 2012/2013, intending thereby encompass the entire description and reflection on the activities and learning acquired during the internship. The Teacher Training was the practical component in the application of the knowledge acquired during the initial training by involving in the school activities, allowing the acquisition of knowledge related to how to teach and how to act professionally combined with an awareness of the didactic and pedagogical actions in order to create conditions for the construction of a knowledge teaching content. The transition between theory and practice is only possible by preforming a teaching position and by applying a critical look at the real context of pedagogical practice, using the most effective means for developing a meaningful learning according to the imposed specific reality. In this paper we shall discuss the objectives in the initial training, work planning, policy development and the evaluation of a process that respects a methodological framework aiming not only the training, but also the successful driving of the teaching-learning process and especially the promotion of success on students learning by achieving the proposed objectives for the development of the students’ capabilities. In the final part of the report will be also developed the theme: "Evolution of Strength in Physical Education Classes Across the 2nd Term."
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/24582
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg1213_Bruno_Cardoso.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.