Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24551
Title: Fatores determinantes na performance de exportação da indústria portuguesa de calçado
Authors: Maias, Hélder Manuel Cruz 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Issue Date: 16-Oct-2013
Citation: MAIAS, Hélder Manuel Cruz - Fatores determinantes na performance de exportação da indústria portuguesa de calçado [em linha]. Coimbra : [s.n.], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/24551
Abstract: Os últimos anos assistiram a mudanças importantes na estrutura da indústria portuguesa de calçado. Depois de três décadas de crescimento quase contínuo e uma crise de grande escala, esta teve de lidar com um acentuado reforço da intensidade concorrencial nos mercados internacionais que tem vindo a impor a alteração do seu modelo competitivo. A crescente globalização do comércio do calçado levou a que um maior número de empresas alargasse, de maneira significativa, os seus compromissos com os mercados internacionais. O saturado mercado nacional contraiu, reflexo da crise instalada por toda a Europa, e, simultaneamente, algumas empresas nacionais, nomeadamente as mais débeis, sucumbiram à pressão competitiva acrescida, não tendo podido ou sido capazes de se ajustar ao novo enquadramento concorrencial. Da conjugação destes fatores resultou uma quebra na casa dos 20 a 25% nos diversos indicadores de atividade do sector: número de empresas, emprego, produção, exportações. O objetivo deste estudo passa por investigar os determinantes da performance de exportação da indústria do calçado. De tal forma, desenvolveu-se o modelo proposto sustentado na literatura analisada. Para testar o modelo, 63 inquéritos foram recolhidos. Os resultados evidenciam que os fatores internos e externos, a estratégia internacional de marketing e a inovação de produto impactam consideravelmente na performance de exportação, medida através da performance de mercado e financeira. Para além disso, as variáveis de caraterização assumem-se como variáveiss também importante na performance de exportação. O seguinte estudo pretende colmatar não só a pouca investigação existente na área da internacionalização nacional mas também conferir uma visão micro, assumindo que todos os setores têm as suas especificidades de funcionamento, sendo o sector do calçado um ótimo exemplo disso. Palavras-chave: Calçado Português, Performance de Exportação, Estratégia, Inovação de Produto, Criatividade Organizacional, Estratégia de Marketing Internacional Fatores Determinantes na Performance de Exportação da Indústria Portuguesa de Calçado
The last years witnessed important changes in the structure of Portuguese footwear industry. After three decades of almost continuous growth and a large scale crisis, the industry had to deal with a marked reinforcement of market competition regarding international markets that has been changing its competitive model. The growing globalization of footwear production led to an increasing number of companies to spread significantly its commitments with international markets. The already saturated national market decreased, reflecting the crisis all over Europe, and simultaneously, some national companies, namely the weaker ones, fell to growing competitive pressure, who couldn’t adjust themselves to the new competitive framework. From these factors resulted a decline in 20% to 25% in several activity indicators of the sector: number of companies, employment, production, and export size. The aim of this paper is to investigate the determinants of footwear firm’s export performance. For this reason a proposed model was developed based on the export performance literature. To test the model, data from 63 Portuguese footwear firms were used. The results of the test showed that the environmental and managerial factors, export marketing strategy and product innovation had a substantial impact on the firm export performance as measured by market and financial performance. Further, this study maintained that firm’s demographic characteristics seem to be an important determinant of export performance. The following study aims to address not only the lack of investigation in the globalization of national markets but also to create a narrower view, assuming that all sectors have their function specifications, being the footwear manufacture industry a good example of it.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes de Matos de Carvalho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24551
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissert_HMaias.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

547
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,101
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.