Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24390
Title: Uma análise das potencialidades e fragilidades do programa integrado de educação e formação (PIEF)
Authors: Amaral, Darliane Silva do 
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Keywords: Educação e cidadania; Jovens; Inclusão Escolar; PIEF
Issue Date: 27-Sep-2012
Abstract: Este trabalho tem como foco de estudo o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), caracterizado como uma medida que atua na inclusão social dos jovens com insucesso escolar (retenção/abandono), comportamentos desviantes, jovens institucionalizados, com famílias disfuncionais (violência física, alcoolismo, pais separados etc.). Um dos principais objetivos da medida é a garantia do cumprimento da escolaridade obrigatória para estes jovens. A metodologia de intervenção do programa pauta-se por um trabalho em rede, contando com a articulação de diversos parceiros institucionais, que apoiam a inserção dos jovens na comunidade local e no mundo profissional. Durante o ano letivo 2011/2012, realizamos um estudo de caso no grupo/turma PIEF, na Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis de Coimbra, onde buscou-se compreender a implementação e atuação do PIEF, bem como acompanhar e conhecer a prática dos diversos atores que intervêm no programa (Técnicos, Diretor de Escola, Professores, Parceiros, Pais e Encarregados de Educação). Na parte teórica, abordamos a aprendizagem escolar e a educação para a cidadania. No estudo empírico recorremos à metodologia de análise de conteúdo, a partir da elaboração e da aplicação de entrevistas semiestruturadas e da construção de diários de campo. Por fim, identifica-se um conjunto de fragilidades na aplicação da medida, que impossibilitam a consecução plena dos objetivos propostos.
This work focuses on the study of the Integrated Education and Training Program (PIEF), characterized as a measure that operates in the social inclusion of young people with school failure (retention / abandonment), deviant behavior, institutionalized youths with dysfunctional families (physical violence , alcoholism, divorce etc.). The main purpose of measure is the guarantee of compulsory schooling for these youngsters. The methodology intervention program is guided by a network, with the articulation of several institutional partners, which support the integration of young people in the local community and in the professional world. During the school year 2011/2012, we conducted a case study in group class PIEF, at Escola Secundária com 3º ciclo Dom Dinis, em Coimbra, where he sought to understand the implementation and performance of PIEF as well as monitor and understand the practice of the various actors involved in the program (Technical, School Principal, Teachers, Partners, Parents and Guardians). On the theoretical approach we discuss about the function of school and citizenship education. In the empirical study we used the methodology of content analysis, from the elaboration and implementation of semi structured interviews and building logbooks. Finally, it identifies a number of weaknesses in the measure precluding the full of goals proposed.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24390
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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