Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24372
Title: A Construção do Programa Liceal: Arquitectura, Política e Ensino
Authors: Moniz, Gonçalo Canto 
Keywords: Arquitectura Escolar; Espaços de Aprendizagem; Politica Educativa; Arquitectura Moderna; Politica Educativa; Património Escolar
Issue Date: 2009
Publisher: Be Profit
Serial title, monograph or event: Arquitectura 21
Issue: 4
Place of publication or event: Lisboa
Abstract: O processo de construção dos edifícios destinados ao ensino secundário é um processo paralelo ao da construção do sistema político português e da construção da própria pedagogia≥. É, assim, no diálogo entre Arquitectura, Política e Ensino que podemos ler hoje as escolas secundárias que o século 21 recebeu de herança. Estes espaços construídos para o ensino desde o século 19, mas fundamentalmente no século 20, são hoje o nosso Parque Escolar ou, como gostamos de dizer, o nosso Património Escolar. É sobre estes espaços, construídos em contextos diversos, que o Governo lançou, em 2007, um Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário coordenado pela empresa pública “Parque Escolar EPE”. Com o objectivo de “recuperar e modernizar os edifícios escolares”μ, este programa vai intervir sobre os outros programas, complexificando o debate, já por si só complexo, da intervenção no espaço construído moderno.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24372
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
GCM-A21 Escola 28-35.pdf603.48 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

506
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

313
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.