Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24222
Title: Start-up architecture!repensar o espaço doméstico sob uma lógica de flexibilidade e adaptabilidade
Authors: Teixeira, Liliana Franco 
Orientador: Gonçalves, José Fernando
Keywords: Habitar; Habitação
Issue Date: Jun-2013
Citation: Teixeira, Liliana Franco - Start-up architecture!repensar o espaço doméstico sob uma lógica de flexibilidade e adaptabilidade. Coimbra: [s.n.],2013.
Abstract: As casas têm de responder hoje a dinâmicas diversas, a novos modelos familiares atípicos, exigindo funções múltiplas e simultâneas. Reconhecendo que a tendência é para que a mutabilidade seja cada vez mais acelerada, a necessidade de uma maior flexibilidade e adaptabilidade na habitação é clara. Este trabalho apresenta novas formas de encarar o espaço doméstico sob uma visão mais flexível, promovendo a adaptabilidade, a eficiência, a economia, a mobilidade e a transformação. Seguindo não uma cronologia mas sim uma abordagem por temas, baseia-se em projectos actuais e vanguardistas para reflectir sobre esta tendência crescente. Os projectos escolhidos diferenciam-se em factores como o preço, a rapidez do processo construtivo, a funcionalidade, a sustentabilidade e a flexibilidade. A abordagem seguiu duas lógicas distintas de projecto: uma onde os limites exteriores são rígidos e o interior é maleável e outra onde o interior é rígido e os limites exteriores são maleáveis. Não descurando as referências históricas em que estes projectos se basearam, é colocada a tónica nas estratégias arquitectónicas implícitas, com vista a desbravar caminhos possíveis para o projecto de habitação no contexto socio-económico em que vivemos, reinventando o próprio papel do arquitecto.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, apresentada ao Departamento de Arquitetura da F. C. T. da Univ. de Coimbra, sob a orientação do Prof. Doutor José Fernando Gonçalves.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24222
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Start-up Architecture! Liliana Teixeira.pdf17.32 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

256
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

544
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.