Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24203
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 c/ sec. José Falcão de Miranda do Corvo da turma do 8º C do ano letivo de 2012/2013
Authors: Mendes, Miguel José dos Santos 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: O relatório de estágio expõe uma realidade específica, tendo como objetivo relatar uma vivência adquirida ao longo deste ano letivo. Neste Sentido, o presente ano de Estágio pedagógico desencadeia o desenvolvimento da prática educativa, promovendo uma preparação exigente na adequação da teoria para a prática escolar. Para uma planificação visar o sucesso do processo ensino-aprendizagem, torna-se fulcral uma investigação educacional profunda e constante sobre os objetivos orientadores da ação. Assim, cabe ao agente de ensino – professor – privilegiar a diferenciação numa turma de 8º ano de escolaridade, através da adequação dos processos formativos em função da análise dos resultados de avaliação inicial, bem como fomentar o desenvolvimento pessoal e social do aluno. Desta feita, o presente relatório final de Estágio surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, considerado no Plano de Estudos do 2ºano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido a prática desenvolvida na Escola EB 2,3 com Secundário José Falcão, Mirando do Corvo com a turma do 8ºB, tem como intuito refletir e analisar o processo desenvolvido neste percurso pedagógico, que permitiu a aquisição de conhecimentos na didática de Educação Física. Assim, primeiramente será feita uma contextualização da prática desenvolvida relativamente às minhas expetativas iniciais e objetivos de formação. A descrição das atividades desenvolvidas, assim como a reflexão e justificação das opções tomadas também constam do documento. Sabendo das dificuldades inerentes para que este documento seja o reflexo credível de todo o processo desenvolvido ao longo desta etapa académica, poder-se-ão encontrar as questões mais relevantes e, por consequência, objetivo de uma reflexão e exposição detalhada, tentando de alguma forma aproximar o mais possível à realidade de um ano de trabalho. Desejo, que a análise deste relatório desperte um conjunto de consciências do que realmente são as dificuldades e sucessos que surgem ao longo do ano de estágio.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24203
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Miguel_Mendes.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

239
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

219
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.