Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24194
Title: Estudo exploratório da eficácia de um programa de promoção do uso e reconhecimento de emoções positivas - Programa Be Positive - na satisfação com a vida, na afetividade positiva e na competência percebida de alunos de uma escola secundária do Concelho de Coimbra
Authors: Fernandes, Maria Inês Baptista 
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro
Keywords: Programa de promoção; Emoções positivas; Conceções pessoais de competência
Issue Date: 7-Jun-2013
Serial title, monograph or event: Estudo exploratório da eficácia de um programa de promoção do uso e reconhecimento de emoções positivas - Programa Be Positive - na satisfação com a vida, na afetividade positiva e na competência percebida de alunos de uma escola secundária do Concelho de Coimbra
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo exploratório apresenta os resultados da avaliação da eficácia de um programa de promoção do uso e reconhecimento de emoções positivas – Programa Be Positive - em contexto escolar na satisfação com a vida, na afetividade e nas conceções pessoais de competência de alunos do ensino secundário. O programa foi aplicado sob articulação de dois modelos teóricos: o Modelo Broaden-and-Build das Emoções Positivas e o Modelos das Conceções Pessoais de Competência. Foi utilizado um design de medidas repetidas com grupos independentes e a avaliação foi realizada pela administração da Escala de Satisfação com a Vida, da Escala de Afetividade Positiva e Negativa e do Questionário Compósito de Competência Percebida. Procedeu-se ainda à Análise de Conteúdo para avaliar a importância atribuída ao programa e as aprendizagens efetuadas pelos participantes. Os resultados obtidos indicam ganhos significativos na dimensão estática das conceções pessoais de competência, na satisfação com a vida e na afetividade – aumento da afetividade positiva e diminuição da afetividade negativa. Estatisticamente, não se verificaram resultados significativos para grande parte das variáveis dependentes. Não obstante, os dados obtidos da avaliação qualitativa demonstram que o programa teve impacto nos indivíduos e no grupo turma.
The current exploratory study presents the results obtained from the evaluation of the efficiency of a program promoting positive emotion use and recognition - Be Positive Program - in academic context, in regards to satisfaction with life, affectivity and personal conceptions of competence in high school students. The program was applied under the articulation of two theoretical models: the Broaden-and-Build Theory and the Personal Conception of Competence Model. A repeated measures design was employed and the evaluation was conducted through the administration of the Satisfacion With Life Scale, the Positive and Negative Affect Schedule and the Composite Questionnaire of Perceived Competence. The Content Analysis methodology was applied to evaluate the importance attributed to the program, and the effective learning reported by the participants. The results point towards significant gains in the static dimension of the personal conceptions of competence, in satisfaction with life and in affectivity - increased positive affectivity and decreased negative affectivity. Statistically, no significant results were recorded for a large percentage of the dependent variables. Notwithstanding, the data produced by the qualitative evaluation demonstrate that the program had an impact on the individuals and the class group.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/24194
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

279
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

161
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.