Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24070
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMassart, Alain-
dc.contributor.authorMoreira, Bruno Miguel Costa-
dc.date.accessioned2013-09-24T09:33:09Z-
dc.date.available2013-09-24T09:33:09Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24070-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO presente documento, constitui o Relatório Final do Estágio Pedagógico, como elemento reflexivo e conclusivo do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico desenvolveu-se na Escola EB 2,3/S da Guia, em Pombal, no ano letivo de 2012/2013 caracterizando-se num processo de formação curricular, onde o estagiário exerce as funções pedagógicas de docência. Concretamente, aqui se apresenta a descrição das tarefas desenvolvidas no âmbito da intervenção pedagógica para cada uma das áreas do estágio designadamente o planeamento, a realização e a avaliação das atividades letivas, expondo as opções tomadas e respetiva reflexão do processo ensino-aprendizagem. Partindo de uma pesquisa qualitativa e descritiva, da participação na escola e na perspetiva de atender às carências educativas atuais, como tema de exploração, caracterizaram-se as dinâmicas do grupo disciplinar de educação física da escola, percebendo a estruturação, ligação funcional ascendente, trabalho desenvolvido pelos seus intervenientes, assim como o impacto resultante das ações por estes desenvolvidas. Apesar do reduzido encontro entre os seus intervenientes e reconhecendo a necessidade de um coordenador que assuma a liderança desta estrutura, dos resultados destacam-se as convicções do trabalho por si desenvolvidos e do seu contributo para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina na escola. Embora idealizado no sentido da aprendizagem e como promotor da aquisição e desenvolvimento de competências para o crescimento e desenvolvimento pessoal e técnico-profissional, o estágio pedagógico constitui igualmente uma oportunidade ímpar com a conceção do professor como um técnico de ensino confinado não apenas aos problemas do seu espaço da sala de aula, mas também na sua capacidade de intervenção escolar e desenvolvimento curricular.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3/S da Guia junto da turma do 8º C no ano letivo de 2012/2013por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1213_Bruno_Moreira.pdf1.05 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

245
Visto em 15/out/2024

Downloads

179
Visto em 15/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.