Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/24070
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Massart, Alain | - |
dc.contributor.author | Moreira, Bruno Miguel Costa | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-24T09:33:09Z | - |
dc.date.available | 2013-09-24T09:33:09Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/24070 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | O presente documento, constitui o Relatório Final do Estágio Pedagógico, como elemento reflexivo e conclusivo do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico desenvolveu-se na Escola EB 2,3/S da Guia, em Pombal, no ano letivo de 2012/2013 caracterizando-se num processo de formação curricular, onde o estagiário exerce as funções pedagógicas de docência. Concretamente, aqui se apresenta a descrição das tarefas desenvolvidas no âmbito da intervenção pedagógica para cada uma das áreas do estágio designadamente o planeamento, a realização e a avaliação das atividades letivas, expondo as opções tomadas e respetiva reflexão do processo ensino-aprendizagem. Partindo de uma pesquisa qualitativa e descritiva, da participação na escola e na perspetiva de atender às carências educativas atuais, como tema de exploração, caracterizaram-se as dinâmicas do grupo disciplinar de educação física da escola, percebendo a estruturação, ligação funcional ascendente, trabalho desenvolvido pelos seus intervenientes, assim como o impacto resultante das ações por estes desenvolvidas. Apesar do reduzido encontro entre os seus intervenientes e reconhecendo a necessidade de um coordenador que assuma a liderança desta estrutura, dos resultados destacam-se as convicções do trabalho por si desenvolvidos e do seu contributo para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina na escola. Embora idealizado no sentido da aprendizagem e como promotor da aquisição e desenvolvimento de competências para o crescimento e desenvolvimento pessoal e técnico-profissional, o estágio pedagógico constitui igualmente uma oportunidade ímpar com a conceção do professor como um técnico de ensino confinado não apenas aos problemas do seu espaço da sala de aula, mas também na sua capacidade de intervenção escolar e desenvolvimento curricular. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3/S da Guia junto da turma do 8º C no ano letivo de 2012/2013 | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.advisor.researchunit | CIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-3977-7266 | - |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1213_Bruno_Moreira.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
245
Visto em 15/out/2024
Downloads
179
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.