Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24070
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain-
dc.contributor.authorMoreira, Bruno Miguel Costa-
dc.date.accessioned2013-09-24T09:33:09Z-
dc.date.available2013-09-24T09:33:09Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24070-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO presente documento, constitui o Relatório Final do Estágio Pedagógico, como elemento reflexivo e conclusivo do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico desenvolveu-se na Escola EB 2,3/S da Guia, em Pombal, no ano letivo de 2012/2013 caracterizando-se num processo de formação curricular, onde o estagiário exerce as funções pedagógicas de docência. Concretamente, aqui se apresenta a descrição das tarefas desenvolvidas no âmbito da intervenção pedagógica para cada uma das áreas do estágio designadamente o planeamento, a realização e a avaliação das atividades letivas, expondo as opções tomadas e respetiva reflexão do processo ensino-aprendizagem. Partindo de uma pesquisa qualitativa e descritiva, da participação na escola e na perspetiva de atender às carências educativas atuais, como tema de exploração, caracterizaram-se as dinâmicas do grupo disciplinar de educação física da escola, percebendo a estruturação, ligação funcional ascendente, trabalho desenvolvido pelos seus intervenientes, assim como o impacto resultante das ações por estes desenvolvidas. Apesar do reduzido encontro entre os seus intervenientes e reconhecendo a necessidade de um coordenador que assuma a liderança desta estrutura, dos resultados destacam-se as convicções do trabalho por si desenvolvidos e do seu contributo para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina na escola. Embora idealizado no sentido da aprendizagem e como promotor da aquisição e desenvolvimento de competências para o crescimento e desenvolvimento pessoal e técnico-profissional, o estágio pedagógico constitui igualmente uma oportunidade ímpar com a conceção do professor como um técnico de ensino confinado não apenas aos problemas do seu espaço da sala de aula, mas também na sua capacidade de intervenção escolar e desenvolvimento curricular.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágio desenvolvido na escola EB 2,3/S da Guia junto da turma do 8º C no ano letivo de 2012/2013por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Bruno_Moreira.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

210
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

171
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.