Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/24060
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, José Pedro Leitão | - |
dc.contributor.author | Costa, João Paulo Reis da | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-23T10:30:34Z | - |
dc.date.available | 2013-09-23T10:30:34Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/24060 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | por |
dc.description.abstract | O Estágio Pedagógico é a fase inicial da prática profissional, promovendo um aprofundamento dos conhecimentos científicos na área da Educação Física. O objetivo deste documento é partilhar e divulgar as estratégias e opções tomadas no âmbito da prática pedagógica desenvolvida com uma turma do 8.º ano de escolaridade. Este documento surge organizado em três capítulos, expondo a contextualização da prática, refletindo sobre as práticas desenvolvidas e o aprofundamento de um tema problema. A contextualização refere-se aos dados necessários para o suporte de uma reflexão sobre a prática, incluindo expetativas inicias do estagiário, o seu processo formativo e os elementos relativos às condições locais e da relação educativa, onde será realizada a caraterização da escola, do grupo de Educação Física e da turma. Na análise reflexiva é efetuada uma reflexão sobre a prática desenvolvida sustentada com os aspetos críticos da intervenção do estagiário, verificando o seu percurso ao longo do estágio pedagógico, orientada para o desenvolvimento profissional. Esta é apresentada por meio de referências às dificuldades superadas e estratégias de superação. São também apresentados os dilemas com que o estagiário se defrontou e que aprendizagens realizou, orientando-as para o próprio futuro desenvolvimento profissional. O objetivo do tema problema é averiguar as atitudes dos alunos do 2.º e 3.º de escolaridade face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Foram inseridos alunos com deficiência em grupos de alunos sem deficiência, nas férias desportivas “PáscoAbrir2013”. A amostra é constituída por alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º de uma escola, cinquenta e dois alunos (N=52), dos quais vinte e quatro (N=24) são do género feminino e vinte e oito (N=28) do género masculino. Utilizou-se o “Children’s Attitudes Towards Integrated Physical Education – revised (CAIPE-R), Block, 1995, traduzido por Campos & Ferreira (2008) ”, na pré-intervenção e na pós-intervenção. Os alunos têm atitudes mais favoráveis na pós-intervenção, o que nos leva a concluir que as férias desportivas foram bastante benéficas, melhorando a perceção dos alunos em relação a pessoas com deficiência, para que tenham atitudes mais favoráveis na sua inclusão nas aulas de Educação Física. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.title | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica nº 2,3 com secundário José Falcão - Miranda do Corvo, junto da turma do 8º D no ano letivo de 2012/2013 | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | CIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-4427-3276 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1213_João_Costa.pdf | 723.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.