Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24017
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo-
dc.contributor.authorCarvalho, Sofia de Sousa Branco Dinis de-
dc.date.accessioned2013-09-19T15:24:09Z-
dc.date.available2013-09-19T15:24:09Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/24017-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractEste relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e pretende ser uma apresentação do trabalho realizado durante o Estágio Pedagógico de Educação Física na Escola Básica Alberto Nery Capucho, no ano letivo de 2012/2013. Neste documento pretende-se demonstrar todas as atividades, objetivos, planeamentos, tomadas de posição, conhecimentos adquiridos e avaliações realizadas a uma turma do 8º ano. O seu conteúdo estará dividido em três fases distintas, mas que se complementam umas às outras; uma primeira parte, onde se encontraram as estratégias adotadas; uma segunda parte, de ponderação sobre a forma como essas estratégias decorreram e, uma terceira parte, onde será desenvolvido um tema/problema com que nos podemos deparar ao longo do nosso percurso enquanto professores de Educação Física e com o qual lidei, durante este ano letivo. Este tema está relacionado com a indisciplina na aula de Educação Física e, para o analisar, recorri a grelhas de observação e a um questionário realizado aos alunos. Os resultados mostram que não existe noção sobre a gravidade de determinados comportamentos que podem pôr em causa o bom funcionamento da aula. O contacto com os diferentes intervenientes desta escola, deu-me a conhecer uma diferente realidade, quer ao nível dos alunos, quer ao nível do funcionamento de uma escola pública. Este estágio pedagógico permitiu-me adquirir novos saberes e consolidar outros, adquiridos ao longo de dezassete anos de serviço, no segundo ciclo do ensino básico. Para um professor, aprender nunca é demais, pois temos obrigação de investir na nossa formação, de forma a termos sempre uma resposta para todas as solicitações que os alunos nos possam fazer. Ao terminar mais um ciclo da minha formação, faço-o com a noção de dever cumprido. No entanto, tenho plena consciência que, o facto de estar a trabalhar ao mesmo tempo que o concretizo, não me permitiu uma disponibilidade total ao projeto, como ele merecia.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica Nery Capucho-Marinha Grande, junto da turma do 8º C no ano letivo 2012/2013por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8490-1794-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg 1213__Sofia_ Carvalho.pdf647.13 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

237
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

159
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.