Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23986
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain-
dc.contributor.authorPatriarca, Daniel Ribeiro-
dc.date.accessioned2013-09-18T15:00:01Z-
dc.date.available2013-09-18T15:00:01Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23986-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente relatório pretende expor o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola EB 2,3/S da Guia no ano letivo de 2012/2013. O Núcleo de Estágio foi constituído por 4 alunos, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo um orientador pedagógico e um supervisor da Faculdade que acompanharam todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, potenciando o nosso desenvolvimento contínuo e integral. Este relatório final é o culminar de um trabalho realizado junto de uma turma do 8º ano, consequência da intervenção pedagógica e reflexão crítica do meu desempenho enquanto docente. Serão abordadas todas as componentes pedagógicas, passando pelo planeamento, realização e avaliação. Todas as tarefas contribuíram para a minha formação como futuro docente, e o conjunto de competências que adquiri ao longo do estágio serão uma mais-valia para futuramente poder realizar um trabalho mais competente e profissional. Neste relatório também irei fazer uma autocrítica ao meu trabalho, visto considerar que esta consciência do que podemos melhorar é essencial para podermos evoluir enquanto docentes. Para enriquecer este trabalho, procurei aprofundar o meu conhecimento numa matéria pouco abordada na formação inicial de professores. Pretendi adquirir conhecimentos e experiência no planeamento e intervenção pedagógica com alunos que apresentam Necessidades Educativas Especiais de forma a contribuir para a sua inclusão em turmas de ensino regular. Concluí que, apesar de ser uma matéria crítica que implica uma formação especializada, o trabalho desenvolvido, através de esforço e cooperação entre diferentes professores especializados, é de extrema importância porque permite aos alunos um desenvolvimento significativo nos diferentes domínios de aprendizagem, tornando-os mais autónomos possibilitando-lhes uma melhor qualidade de vida.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio pedagógico realizado na escola EB 2,3/S da Guia junto da turma do 8º Dpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2013_Daniel_Patriarca.pdf290.42 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

198
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

198
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.