Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23984
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antero-
dc.contributor.authorRoça, Tiago André Mendes-
dc.date.accessioned2013-09-18T13:59:49Z-
dc.date.available2013-09-18T13:59:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23984-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA formação de um indivíduo enquanto docente prossupõem um elevado nível de estudo, tanto a nível teórico como, efetivamente, a nível prático. Assim sendo, ambicionando alcançar o estatuto profissional de professor de Educação Física, emerge oportunamente a Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, presente no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, lecionado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Desta forma, através de um protocolo existente com a Escola Secundária Infanta Dona Maria, foi-me possível integrar o seu seio, ficando com a incumbência de orientar e lecionar a turma do 7.º A dessa mesma instituição. Este processo exigia não só a integração na escola com a turma em questão, mas também a assimilação das funções de assessoria a um cargo de gestão intermédia, bem como em projetos criados pelo departamento de expressões. Neste ambiente encontrei uma realidade diferente, os alunos chegam com um aporte de habilidades motoras muito abaixo do estipulado pelo Programa Nacional de Educação Física para o 3.º Ciclo, o que perfaz com que o professor não tenha apenas a função de lecionar a Educação Física, mas também de adaptar o currículo ao aluno, avaliando as suas condições sociais, éticas e motoras. Estas ações são tomadas sempre no sentido de manipular a heterogeneidade encontrada na turma, recorrendo aos mais variados estilos de ensino, enquanto se enquadra cada aluno com diferentes objetivos e ambiciona a aproximação ao que é estipulado pelo Programa Nacional. Durante o ano de estágio, acompanhámos modalidades desenvolvidas ao nível do Desporto Escolar e apresentámos propostas de nível extra curricular, mais concretamente o Projeto de Voleibol Inter Turmas do Ensino Básico e Secundário e o Acantonamento na Serra da Estrela. Foi também possível criarmos quinzenalmente uma aula de apoio para os alunos das nossas turmas com maiores dificuldades na matéria que estávamos a abordar. Todas estas atividades convergiram para um maior entrosamento da relação professor/aluno, promovendo a prática desportiva. Outro aspeto em destaque no documento é o aprofundamento da temática da inserção do Ensino Recíproco como Ensino Inclusivo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1213_Tiago_Roça.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.