Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho junto da turma B do 7º no ano letivo de 2012/2013 : o ensino da educação física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam
Authors: Diniz, Tayara Alice Nascimento 
Keywords: Ensino da educação física;Estágio pedagógico;Formação de professores
Issue Date: 2013
Abstract: O Estágio Pedagógico é um ponto crucial na formação de um professor, é quando ocorre o processo de transição entre a fase do discente para o docente. Nesta etapa importa desenvolver/aprimorar o conhecimento crítico-reflexivo. Desta forma, é possível ao professor estagiário adequar o conhecimento pedagógico aos mais variados contextos e ainda promover aprendizagens significativas, tendo em vista as capacidades e necessidades dos alunos. Pretende o atual relatório descrever de forma aprofundada e reflexiva todo o processo de formação desenvolvido no estágio pedagógico. Importa referir que este processo de formação buscou não só desenvolver as aprendizagens dos alunos, mas também a responsabilidade, o sentido ético, o trabalho em grupo e a capacidade de reflexão por parte do Professor Estagiário. Neste relatório, na parte final, procura-se fazer também uma abordagem pormenorizada sobre um tema, “O ensino da Educação Física e a motivação dos alunos para aprenderem matérias de que menos gostam”, o mesmo foi escolhido devido às dificuldades apresentadas no decorrer do ano letivo quanto à falta de motivação por parte dos alunos. Neste sentido, podemos afirmar que as estratégias adotadas permitiram, de uma forma geral, aumentar consideravelmente as aprendizagens dos alunos. No entanto, apesar dos bons resultados obtidos, a motivação para a prática da matéria em questão não aumentou. Estes resultados mostraram o quão complexo é o processo de ensino. O mesmo exige do professor um grande esforço reflexivo e profundo para motivar e incentivar todos os alunos quando se encontra certa resistência sobre determinada matéria. É preciso também muita criatividade, bem como respeito por todas as diferenças e necessidades apresentada por cada discente. The pedagogic traineeship is a crucial point in the academic education of a teacher. It occurs during the transition from the student phase to the teacher phase, with the aim of develop/improve a critical reflective knowledge. Therefore, the trainee can adapt the pedagogical knowledge to a variety of different contexts, enhancing learning and focusing on the students’ capabilities and needs. The purpose of the present final report is to describe, depth and reflectively, the whole process developed in the teaching practice. It should be noted that the whole training process, not only looked for the development of the student learning, but also the responsibility, sense of ethics, group work and reflection capacity by the part of the trainee. In the final chapters of the present report, we seek to also make a detailed approach on the theme "The Physical Education teaching and the students' motivation to learn the least favorite themes", chosen owing to the difficulties faced during the school year course about the lack of motivation among students. Therefore, we can say that the adopted strategies allowed, in general, to greatly enhance the students’ learning. However, despite the good results obtained, the motivation to practice the subject matter has not increased. These results show how complex is the process of teaching. This process requires a great effort and deep reflection by the teacher to motivate and encourage all students when he meets some resistance on certain matters. The creativity is imperative, as well as the respect for all particular students’ differences and needs.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/23968
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel_Estg2013_Tayara_Diniz.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.