Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23905
Title: O conflito Israelo-Árabe e os problemas da água : da escassez ao conflito
Authors: Santos, Tânia Filipa Vargas. 
Orientador: Nascimento, Daniela
Keywords: Israel; Palestina; Síria; Egito; Recursos hídricos; Água; Stress hídrico; Privação; Conflito
Issue Date: 26-Jul-2013
Publisher: FEUC
Citation: Santos, Tânia Filipa Vargas - O conflito Israelo-Árabe e os problemas da água : da escassez ao conflito. Coimbra, 2013
Abstract: A relação entre recursos hídricos e conflitualidade tem vindo a ser debatida desde há bastante tempo, tendo ganho importância no pós-guerra fria. Com mais ou menos validade, a relação entre escassez de água e conflito ganhou relevância na área das Relações Internacionais, sendo, atualmente, alvo de análise através de diferentes perspetivas. Combinando a questão da água com o Médio-Oriente que sofre bastante com escassez hídrica, obtemos um estudo de caso bastante interessante e adequado aos atuais novos desafios globais. O objetivo deste estudo é, então, explicitar de que forma a escassez hídrica tem influenciado o conflito Israelo-Árabe, especificamente as dinâmicas entre Israel, Palestina, Síria e Egito. Pretende-se demonstrar, através da teoria da privação relativa de Thomas Homer-Dixon, que a escassez de recursos hídricos potencia o conflito no sentido em que a privação sentida pela população dos Estados mencionados em relação aos seus vizinhos potencia dinâmicas de violência, quando a estrutura política assim o permite ao dar liberdade e abertura para essa mesma violência por incapacidade ou falta de vontade, o que, em conjunto com outros fatores económicos, sociais e políticos, contribui para uma escalada do conflito. Esta dissertação discorre ainda sobre o possível futuro das relações: cooperação e conflito, apresentando-se cenários e soluções, cenários estes que trazem diversos desafios ao status quo das relações politicas e diplomáticas entre Israel, Palestina, Síria e Egito.
Description: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos da Paz e Segurança), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniela Nascimento.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23905
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Tania_Vargas.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

816
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,130
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.