Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23648
Title: Justiça, media e espaço público: a cobertura jornalística do julgamento do mensalão em Veja e Época
Authors: Araújo, Bruno Bernardo de 
Orientador: Simões, Rita Joana Basílio de
Keywords: Julgamento do mensalão; Ritual; Mediatização da Justiça; Sociologia da Comunicação; Veja; Época
Issue Date: 11-Jul-2013
Citation: ARAÚJO, Bruno Bernardo de - Justiça, media e espaço público: a cobertura jornalística do julgamento do mensalão em Veja e Época [em linha]. Coimbra : [s.n], 2013. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/23648>
Abstract: As características do julgamento da Ação Penal 470 — designação formal para o popularmente conhecido “julgamento do mensalão” — contribuíram decisivamente para fazer dele o evento judicial mais mediatizado da história brasileira. No decorrer de quatro meses e meio, todas as sessões foram transmitidas, em direto, pela televisão. Jornais de todo o país estampavam manchetes sobre o assunto. Revistas de informação criavam capas exclusivas. Programas de rádio veiculavam reportagens especiais sobre o assunto. Imagens fortes, sobretudo, de momentos de discussões entre os juízes abriam os telejornais de maior audiência. Na internet, alguns veículos de comunicação criaram debates sobre os desdobramentos de cada fase do processo. Os principais meios de comunicação insistiram na ideia de que os brasileiros vivenciavam o “julgamento do século” e que o Brasil vivia, por isso, um momento de grande transformação. Entre agosto e dezembro de 2012, os media deslocaram o plenário do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, para o centro da arena mediática. Refletir sobre as principais tendências da performance mediática, a partir da cobertura de dois títulos de referência no Brasil — as revistas Veja e Época — é o objetivo principal desta investigação. Para enquadrar teoricamente este estudo propomos uma abordagem interdisciplinar, que cruze contributos das Ciências da Comunicação, da Sociologia, das Ciências Jurídicas e do Direito, de forma a criar uma base de reflexão teórica, que nos ajude a compreender a complexa relação dos campos da Justiça e dos media, no espaço público comunicacional contemporâneo. No plano empírico, são desenvolvidos dois estudos. Enquanto o primeiro identifica os traços comportamentais nucleares do desempenho de Veja e Época, o segundo estuda a representação dos principais atores sociais do julgamento, com particular atenção para a forma como as publicações construíram, discursivamente, a imagem de Joaquim Barbosa e José Dirceu. Entre as principais conclusões, observa-se que a cobertura das revistas obedeceu a padrões de grande homogeneidade, designadamente, na criação de um “efeito de heroicização”, imputado aos magistrados.
All characteristics of the trial of Penal Action 470 — formal designation for the popularly known “trial of mensalão” — has contributed to make it the most mediatised judicial event in Brazilian history. During four and a half months, all sessions were transmitted live by television. Newspapers across the country have stamped lots of headlines in the front page on the issue. The main news magazines have created covers with great emphasis. Radio programs have transmitted special reports. Strong images, especially in the moments of controversy between the judges have opened the most important TV news programs every night. On the internet, some media have created debates about each stage of the process. In general, the extensive coverage of the “trial of the mensalão” created different and important meanings. The mainstream media have insisted on the idea that Brazil were experiencing the “trial of the century” and was living a moment of a great transformation. From August to December, the media moved the plenary of Supreme Court, in Brasilia, for the centre of media arena. The main objective of this research is to analyze how two important publications — news magazines Veja and Época — has covered this event. In terms of theory, we propose an interdisciplinary approach that intersects contributions from Sciences of Communication, Sociology, Legal Sciences and Law to create a reflection on the complex relationship between justice and media in contemporary public sphere. Empirically, two studies will be developed. Firstly, we identify the main features in the Veja and Época performances. Then we aim to study the representation of the main social actors of the trial, with a special attention to the images of Joaquim Barbosa and José Dirceu. Among the key findings, we have observed that the coverage have followed a great homogeneity, for instance, in the creation of an “effect to make heroes” which has been attributed to the judges.
Les caractéristiques du jugement de l’Action Pénale 470 — désignation officielle pour le «jugement du mensalão » — ont clairement contribué à faire de lui l'événement judiciaire le plus médiatisé de l'Histoire du Brésil. Pendant quatre mois et demi, toutes les sessions du jugement ont été transmises à la télévision. Les journaux à travers le pays ont publiés gros titres sur le sujet. Magazines d'information ont créé couvres spéciales. Les programmes de radio ont transmis des rapports spéciaux sur le sujet aussi. Des images fortes, surtout en période de discussions entre les juges, ont été utilisées dans l’ouverture des principaux journaux à la télévision. Sur internet, certains médias ont créé des débats sur chaque étape du processus. En général, la large couverture du « processus du mensalão » a créé plusieurs significats. Les médias ont insisté sur l'idée que les brésiliens connaissaient à ce moment-là le «jugement du siècle» et que le Brésil vivait donc un moment de grande transformation. Entre août et décembre 2012, les médias ont conduit tous les acteurs de la Court Suprême, située à Brasilia, au centre de l’espace médiatique. Réfléchir sur les principales tendances de la couverture du « jugement du mensalão » en partant de l’analyse de la performance de deux titres brésiliens de référence — les magazines Veja et Época — est l'objectif nucléaire de cette recherche. Nous proposons une approche interdisciplinaire, en associant des contributions des Sciences de la Communication, de la Sociologie, des Sciences Juridiques et du Droit, afin de créer une base de réflexion théorique pour la compréhension de la relation entre la justice et les médias, au milieu de l’espace publique contemporain. Empiriquement, deux études sont développées. Premièrement, on identifie les traces les plus importantes de la performance de Veja et Época. Ensuite, on va étudier la représentation des principaux acteurs sociaux du jugement dans le discours des magazines. Entre les acteurs, on étude, particulièrement, des images de Joaquim Barbosa e José Dirceu. Parmi les principaux résultats, on constate que la couverture des magazines a été très homogène, notamment par rapport la création d’un « effet d’héroicizacion » imputé aux juges.
Description: Dissertação de Mestrado em Comunicação e Jornalismo, na especialidade "Media" e Sociedade, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23648
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

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