Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/23524
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dc.contributor.advisorCardoso, António J. Marques-
dc.contributor.authorGonçalves, Natália Santos Gameiro-
dc.date.accessioned2013-06-12T23:51:27Z-
dc.date.available2013-06-12T23:51:27Z-
dc.date.issued2014-04-22-
dc.date.submitted2013-05-27-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Natália Santos Gameiro - Tolerância a falhas em motores de relutância variável comutados. Coimbra : [s.n.], 2013. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/23524-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/23524-
dc.descriptionTese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica, na Especialidade de Sistemas de Energia, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractA tolerância a falhas, em acionamentos elétricos, constitui uma característica de extrema relevância porque permite manter a máquina elétrica em funcionamento, apesar da ocorrência de uma avaria. O conversor de potência tem merecido uma atenção acrescida por ser o elemento do acionamento de maior vulnerabilidade. O presente trabalho centra-se essencialmente na tolerância a falhas em motores de relutância variável comutados (MRVC), dando-se ênfase às avarias de circuito aberto e de curto-circuito nos interruptores de potência, por serem o tipo de avarias mais comum. Neste contexto, são apresentados dois novos métodos de diagnóstico de avarias distintos, a serem utilizados em diferentes condições de controlo da excitação das fases, considerando-se as hipóteses de controlo em malha aberta e em malha fechada, procurando-se não somente detetar a avaria como também localizá-la e, sempre que possível, identificar o elemento em avaria. Os métodos de diagnóstico de avarias desenvolvidos destacam-se dos métodos de diagnóstico propostos na literatura porque atuam de modo independente das condições de funcionamento e também porque não utilizam informação dada por sensores de tensão. As soluções desenvolvidas procuraram não aumentar de forma significativa nem a complexidade nem o custo do sistema, pelo que os métodos propostos baseiam-se maioritariamente nas variáveis usadas pelo controlador principal. Com o objetivo de manter todas as fases da máquina em funcionamento, após a ocorrência de uma avaria de circuito-aberto, apresenta-se um conversor de potência tolerante a falhas que, ao contrário dos conversores tolerantes propostos na literatura, não assenta na redundância de elementos de potência e baseia-se no conversor assimétrico de meia ponte, comummente utilizado em acionamentos baseados em MRVC. A reconfiguração da topologia do conversor, numa situação pós-falha, não implica a alteração do conversor original, sendo apenas necessário proceder-se a uma ligação apropriada, externa ao conversor assimétrico de meia ponte. Por fim, são sugeridas alterações na estratégia de controlo, numa situação de pós-falha quando se adota o conversor tolerante a falhas proposto, que visam a melhoria do desempenho da máquina mitigando os efeitos causados pela avaria. Numa fase inicial da dissertação apresentam-se os conceitos mais relevantes no que diz respeito às características de funcionamento de um acionamento baseado num MRVC, de modo a fundamentar os estudos e as análises teóricas realizadas. A análise apresentada do comportamento dinâmico do MRVC em situações de funcionamento normal e em avaria serviu de base de estudo preponderante no desenvolvimento de soluções de diagnóstico de avarias assim como de estratégias de controlo tolerante a falhas. Esta análise é sustentada em resultados de simulação sendo complementada com resultados experimentais. A validação dos métodos de diagnóstico de avarias desenvolvidos assim como a aferição da pertinência do conversor tolerante a falhas proposto e das estratégias de controlo tolerantes sugeridas é estabelecida através de resultados obtidos quer por simulação computacional quer por ensaios experimentais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMotor de relutância variável comutadopor
dc.subjectDiagnóstico de avariaspor
dc.subjectTolerância a falhaspor
dc.titleTolerância a Falhas em Motores de Relutância Variável Comutadospor
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101260598-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.deptFaculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra-
crisitem.advisor.parentdeptUniversidade de Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCENTRE FOR INFORMATICS AND SYSTEMS OF THE UNIVERSITY OF COIMBRA-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8992-3466-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento
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